Automóveis Titulo Tecnologia
Como funciona a frenagem autônoma de emergência
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
04/12/2017 | 11:39
Compartilhar notícia


A frenagem autônoma de emergência está na lista das tecnologias automotivas que tendem a se tornar essenciais na redução de acidentes e mortes no trânsito. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela se tornará obrigatória para todos os veículos a partir de 1º de setembro de 2022 e já conta com o apoio das maiores montadoras do país. No Brasil, entretanto, o sistema ainda engatinha e não dá as caras em boa parte dos automóveis vendidos atualmente.

LEIA MAIS: Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

De acordo com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o sistema de Frenagem autônoma de emergência (AEB – Autonomous Emergency Braking) foi desenvolvido com o objetivo de minimizar os riscos de colisões frontais ou diminuir consideravelmente o impacto de uma batida. “Apesar de ainda não ser um item obrigatório em vários países, trata-se de recurso muito importante para a segurança viária, principalmente pelo fato de proporcionar ao motorista, passageiros e até pedestres uma proteção extra”, comenta.

No geral, o sistema é formado por sensores e câmeras instalados no para-choque dianteiro e também no para-brisa do veículo. Dessa forma, eles analisam a área que será trafegada e identificam os possíveis obstáculos à frente do carro e. Quando acionado, o recurso inicia uma frenagem de emergência e alerta o motorista. “Se o condutor não responde após o aviso, o AEB automaticamente freia o veículo a fim de evitar a colisão com outro automóvel ou até mesmo com um pedestre”, explica Rubio.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;