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As companhias e a responsabilidade social


Cíntia Bortotto

04/12/2017 | 07:29


Hoje, consumidores, clientes, cidadãos, autoridades públicas e investidores têm dado mais importância às questões sociais quando tomam as suas decisões ou fazem as suas escolhas. Isso pressiona as empresas a se preocuparem mais com questões sociais e ambientais. A busca por critérios que garantam a perpetuação da espécie por tempo indeterminado tem sido colocada à prova mais e mais. Buscam-se desde rótulos, embalagens e produtos que não agridam o ambiente até instituições sérias e preocupadas com a comunidade em um exercício conjunto com o poder público em busca de melhores condições culturais, educacionais e esportivas para todos. Com todo esse movimento, a sociedade em geral acaba se beneficiando, seja quem é ajudado por movimentos que colaboram com a inclusão cultural, educacional e esportiva, sejam indivíduos que já usufruem dessa inclusão. Podemos, assim, viver em sociedade mais equilibrada, o que tende a garantir mundo melhor às futuras gerações. A responsabilidade social é um conceito que deve perpassar toda a empresa, desde a criação de produtos que valorizem os quatro ‘Rs’ (reduzir, reutilizar, reciclar e respeitar a biodiversidade), passando pela fabricação dos produtos de forma alinhada com conceitos verdes, até o ponto de venda e a relação ética e transparente com clientes e consumidores.

Sua empresa tem ações de responsabilidade social? Para qualquer porte, o primeiro passo é entender o que ela quer quando fala em responsabilidade social. Assim, é necessário fazer diagnóstico ouvindo os principais integrantes que tomam decisões dentro da companhia. Depois, prepara-se plano tático e se decide se a empresa quer formar instituto/ fundação ou se fará os projetos dentro da própria organização. Neste momento, também se começa a investigar que tipo de benefício fiscal a companhia pode ter. Depois é necessário montar estrutura e começar o trabalho. Pode ser que a empresa faça a opção por elaborar um programa de voluntariado e, daí, envolver os funcionários, ou pode ser que ela decida patrocinar um projeto já existente. São muitos os caminhos. Quanto mais as pessoas se envolvem na concepção ou no trabalho social, mais engajados ficam os funcionários e mais repercute o tema na empresa. Siga confiante e boa sorte! 



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