Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 11 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Mostra desvenda origem dos nomes de cidades paulistas

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Exposição fica em cartaz no Museu de Santo André até fevereiro


Vinícius Castelli

03/12/2017 | 08:31


 Uma mostra um tanto curiosa toma conta do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Flaquer, 470). Trata-se da exposição itinerante Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas.

O projeto explora seis temas principais, que são: o que é um município, como ele se forma e como se nomeia; os topônimos: a grande influência das línguas indígenas; a fé católica – os santos de devoção que viram nomes de cidades; os personagens e as homenagens; o nome dos municípios; e “quem nasce aqui chama como?.

Segundo o jornalista e artista plástico Enio Squeff, que fez o levantamento do nome dos 645 municípios abordados e também assina a curadoria da mostra, “desvendar a origem dos topônimos não exprime os mistérios das cidades, mas indica a poética possível da sua existência, o que inclui sua história e geografia”.

A ideia da mostra surgiu a partir do livro escrito em 2004 por Squeff. Entre as curiosidades, um terço dos nomes dos municípios tem alguma influência indígena. Isso sem contar que cerca de 40 levam o nome de alguma personalidade histórica e 59 ostentam nomes de santos da Igreja Católica.

A exposição fica em cartaz no espaço até dia 9 de fevereiro e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30. A entrada é gratuita.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados