Memória Titulo Em São Bernardo
Morando despacha na Marechal
Ademir Medici
01/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Saiu melhor que a encomenda a cerimônia comemorativa aos 73 anos da emancipação de São Bernardo (1944-2017), ontem, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Por uma hora o prefeito Orlando Morando transferiu o seu gabinete, do 18º andar do Paço Municipal para o prédio centenário que foi gabinete de três prefeitos no início da vida administrativa da cidade: Wallace Simonsen (o líder autonomista de 1944), Tereza Delta e Dr. José Fornari.

A valorização do espaço que abrigou líderes republicanos do porte dos Flaquer, prefeito Saladino, Coronel Oliveira Lima, Ítalo Setti e Dr. Francisco Perrone, inspirou o prefeito a pensar na possibilidade de ele e seu staff ali despacharem uma vez por mês. O prédio foi construído pela família D’Angelo. Fica no corredor mais movimentado da cidade. Corredor que fervilha na época do Natal.

Além de tudo, pela Marechal Deodoro passavam os viajantes na interligação Interior/Capital/Litoral antes da era da Via Anchieta.

Deve-se a Morando a recuperação de uma tradição: saudar o dia 30 de novembro e as lideranças que tornaram São Bernardo autônomo. O palco indicado para a celebração é a Praça Lauro Gomes, onde está o busto de Wallace Simonsen. Mas a praça passa por obras de revitalização e modernização.

Adiantou Morando que a velha e renovada Lauro Gomes será inaugurada ainda em dezembro, o que significa que a Fonte Luminosa Princesa Isabel voltará a jorrar, multicolorida, algumas décadas e algumas gerações depois que foi abandonada.

 

LIVROS

O país patina, procura seus caminhos.

Novos autores contribuem com a sua parte. Escrevem. Reúnem memórias, contos, poesia, ilustrações. E o Grande ABC tem uma participação importante no processo. Somos uma região migrante e imigrante, e é por aí que vamos descobrindo a nossa personalidade cultural, a nossa identidade.

 

Lançamento

A Coopacesso, editora de Santo André em forma de cooperativa cultural, lança hoje o livro Chão de Estrelas, Minha Pequena Sapucaí, de autoria de Emília Vieira de Oliveira.

O livro retrata a saga da família Filú, reproduzida a partir de tudo o que a autora viu e ouviu durante sua infância e juventude, vividas com muita intensidade e uma boa dose de aventura.

Emília escreve: “Tudo aconteceu quando, um dia, minha mãe adoeceu, eu a levei para minha casa, para poder cuidar dela adequadamente... Uma noite, para distraí-la, comecei a perguntar coisas do passado, de sua infância, no Interior do Estado de São Paulo. Foi tamanha a riqueza dos fatos narrados que resolvi registrar tudo escrevendo...”.

O prefácio de Chão de Estrelas é de Leonardo J. D. Campos. Na contracapa, a apresentação de Jerônimo de Almeida Neto. O lançamento, hoje, começará às 19h, no saguão da Câmara Municipal de Santo André, Praça 4º Centenário, 2, Centro.

 

Mauá

Aristides Theodoro lança novo livro: Deus, Uma Caipora Prenha e Um Diabo Caolho Num Dia de Feira em Curiapeba (Ed. Costelas Felinas). São contos reunidos, definidos pelo autor como “estórias rudes do sertão”. O prefácio é de Iracema M. Régis.

Não se trata de uma obra mauaense, em alusão à cidade escolhida por Aristides Theodoro, mas de um trabalho universal do escritor-poeta-ilustrador que não esquece as origens nordestinas.

Trecho: “Dona Berenice, o padre Joaquim Torres Barrada e o pastor Genocídio Geroncio Garrafino se entusiasmaram com a proposta e em pouco tempo nascia O Esplendor Diamantino, jornal aparentemente benfeito, superando, em estética e muito, Os Sertões. um bom jornal, porém um tanto velho, feiosão, mal diagramado, embora de credibilidade e conteúdo ilibados” (do conto Zeca Brotoejas Dita as Regras e Cria Muitos Amigos e Inimigos Através da Imprensa em Curiapeba).

Contato com o autor: caixa postal 82, Mauá, São Paulo (SP). CEP 09.310.971. Fone: 4511-5401.

 

Biografia

Em A Força de Um Ideal, Flávio Lemos reúne a história de Francisco Duarte Lima, o vereador Alemão Duarte, exercendo o segundo mandato em Santo André. Um livro ilustrado. Na capa aparece a casa da família Duarte, no Sítio Água Branca, no Ceará.

O biografado trabalhou na lavoura. Chega ao Grande ABC aos 20 anos. Ingressa na Volkswagen. Estuda. Alcança o nível de pós-graduação em políticas públicas e direito municipal.

Trecho: “Francisco Duarte de Lima, sem pensar em pensar, simplesmente querendo esquecer e se revigorar, abriu as portas do seu mundo e as janelas de sua existência, no instante que adentrou naquele ônibus que o conduziria ao Estado de São Paulo”.

O livro transmite fé e esperança. É um trailer da biografia completa do Alemão Duarte, em fase de elaboração.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 1º de dezembro de 1987

Manchete – Presidente Sarney veta criação de imposto sobre o patrimônio

Natal – Papai Noel foi recebido domingo no Estádio Bruno Daniel por 20 mil pessoas, numa promoção do Diário, Mappin ABC e Sunshine.

Cinema – Alemanha Ocidental vence o 4º FestRio com o filme Longe de Rosenheim, de Percy Adlon. Do enviado especial ao Rio de Janeiro, Heitor Capuzzo.

 

Em 1º de dezembro de...

1977 –Com a matéria ‘São Bernardo, o contraste do desenvolvimento’, equipe do Diário conquista o Prêmio São Bernardo de Jornalismo. Os premiados: Alzira Rodrigues, Iara Heger, Edson Motta e este repórter.

 

Santos do Dia

Elói ou Elígio

Cândida de Roma

Naum

Bv. Charles de Foucauld

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 1º de dezembro:

Na Paraíba, Boa Ventura, Esperança e Sapé

No Amazonas, Careiro da Várzea

No Paraná, Guaraci e Nossa Senhora das Graças

No Mato Grosso, Itiquira

Em Alagoas, Novo Lino e Tanque d’Arca

Fonte: IBGE

 

Hoje

Dia Internacional da Luta contra a Aids




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;