Política Titulo Editorial
Fim da farra
Do Diário do Grande ABC
29/11/2017 | 12:21
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Projeto de lei que deve ser encaminhado hoje à Câmara de São Bernardo pelo Executivo promete pôr fim a uma das maiores caixas-pretas existentes no Grande ABC. Desde que William Dib governava o município, em 2005, o serviço de guarda de veículos apreendidos em operações policiais era terceirizado à iniciativa privada, modalidade de administração que dificultava sobremaneira o controle externo do dinheiro gerado pela atividade. Este Diário, aliás, era um dos agentes que mais cobravam transparência do setor.

O posicionamento firme do jornal ecoava desconfianças do Ministério Público, que em março de 2014 iniciou investigações sobre a Octágono, concessionária que desde sempre explora o serviço, para apurar supostas irregularidades no exercício do contrato, como cobranças abusivas de taxas e diárias. Além disso, havia reclamação de que a empresa apenas aceitava dinheiro vivo para liberação de veículos recolhidos.

São muitas as polêmicas em torno do acordo entre Prefeitura de São Bernardo e empresa concessionária. Mas a principal delas diz respeito a inusual aumento no número de blitz realizadas pela cidade para ampliar o número de veículos apreendidos e, consequentemente, o faturamento da Octágono. O controle absoluto pela companhia do dinheiro que entrava nos cofres e a dificuldade de órgãos externos e da própria sociedade de acompanhar o fluxo de caixa encheram a população de dúvidas sobre o negócio.

Este jornal, como se sabe, defende a livre-iniciativa e o Estado mínimo, mas endossa toda iniciativa do poder público que se dispõe a recuperar a lisura e o controle no trato com o dinheiro público. Eis a razão pela qual vê como positiva a tentativa do prefeito Orlando Morando (PSDB) de retomar o controle do pátio de veículos de São Bernardo. O município precisa ter o domínio de setor tão sensível. É a segurança e o bem-estar da população que devem nortear as políticas de controle do tráfego de veículos nas cidades e não o tilintar das caixas registradoras de empresas que tenham o faturamento como único princípio.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;