Esportes Titulo Jogos de Inverno de 2014
COI pune mais cinco atletas russos por doping nos Jogos de Inverno de 2014
27/11/2017 | 18:07
Compartilhar notícia


Às vésperas da decisão sobre a participação russa nos Jogos de Inverno de 2018, a Rússia voltou a virar notícia nesta segunda-feira por conta de doping. O Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu de forma definitiva cinco atletas do país, incluindo dois medalhistas de ouro na Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia.

Os medalhistas de ouro são Aleksei Negodailo y Dimitri Trunenkov, do bobsled. Todos os seus resultados nos Jogos de 2014 foram anulados, assim como os da equipe, da qual fazia parte também o astro Aleksandr Zubkov.

O COI suspendeu também Yana Romanova y Olga Vilukhina, que conquistaram a medalha de prata no biatlo dos Jogos de Sochi, e Sergei Chudino, que participou da prova do skeleton.

A entidade não revelou os detalhes sobre os testes antidoping. Segundo o COI, estas informações serão reveladas posteriomente. Além disso, o comitê informou que novos casos serão avaliados nas próximas semanas, o que pode complicar ainda mais a situação da Rússia em sua tentativa de disputar os Jogos de PyeongChang, na Coreia do Sul, em fevereiro de 2018.

No começo deste mês, o COI já havia punido 10 atletas russos do esqui cross-country por conta de doping. Os casos fazem parte da longa investigação sobre o doping sistemático, e com o apoio do estado russo, nos Jogos de Sochi. Os testes positivos levaram a diversas punições no esporte russo e impediram esportistas do atletismo de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Em razão destes casos de doping em série, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) manteve a suspensão à Rússia no dia 16 deste mês, por considerar que dirigentes e entidades do país não cumpriram duas exigências para serem liberados para competir internacionalmente.

Diante desta decisão e dos casos recentes, como o anunciado nesta segunda-feira pelo COI, a Rússia fica em situação complicada para receber a decisão final do comitê, marcada para o dia 5 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;