Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 11 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8338

Desafio de Redação encerra 11ª edição

Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Concurso literário promovido pelo Diário contabilizou 104.451 textos, com muita criatividade


Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC

26/11/2017 | 07:50


A cerimônia de encerramento da 11ª edição do Desafio de Redação, realizada na quinta-feira, foi marcada por muita empolgação e emoção. O evento, que aconteceu no Ginásio de Esportes da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), reuniu estudantes de escolas públicas e particulares das sete cidades, que participaram do concurso literário promovido pelo Diário, com criações literárias sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

Ao todo, foram 104.451 textos produzidos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O prêmio mais principal – uma bolsa integral de estudos em qualquer um dos cursos da USCS – foi para Mateus Bastos de Oliveira, 17 anos, estudante da EE Luis dos Santos Metalúrgico, de São Bernardo. “Estava confiante, sabia que de uma forma ou de outra iria ganhar. Só não sabia que seria primeiro lugar no Grande ABC”, falou ele, que pretende cursar Tecnologia da Informação.

A apresentação do evento ficou à cargo de Robson Nunes, ator nascido em São Bernardo e que tem entre seus trabalhos participação em Malhação e no filme que conta a história de Tim Maia, no qual viveu uma das fases da vida do cantor. “O tema, O Lixo Nosso de Cada Dia, é quase uma prece, porque é um problema que atinge diretamente a todos. E é na Educação que está a resolução de todos os problemas”, disse.

Em 11 anos, a ação contabilizou mais de 1,2 milhão de textos. “O Desafio de Redação sempre traz temas modernos para despertar a consciência cidadã em cada um dos jovens que participam”, salientou o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). “Além de debater temas importantes, também estimula a leitura e a escrita desses alunos”, completou.

O diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini, destacou que o Desafio incentiva o engajamento do público juvenil em ter voz ativa e participação nas questões a que todos estão envolvidos no dia a dia. “É uma excelente oportunidade para interessarmos uma legião de jovens, que vão ser o futuro da região, em temas importantes.”

CRIATIVIDADE
A discussão sobre a problemática do lixo foi explorada com muita criatividade pelos estudantes. “Meu texto foi uma carta que o futuro escreveu para si mesmo, no passado, na qual dizia que ele pode mudar o mundo pelas atitudes”, disse Julia Garcia Savanachi, 11, aluna do Sesi 416, São Bernardo, e primeiro lugar da categoria 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental).

Já Mateus, o grande vencedor do evento, tratou como lixo o mau comportamento da sociedade, que leva a todos os problemas. “Não abordei o lixo reciclável, orgânico; o lixo seria a atitude errada das pessoas.” (O texto vencedor pode ser lido na edição de hoje, no suplemento D+, à página 6 do caderno de Cultura&Lazer)

O Desafio de Redação é correalizado pela USCS, com patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado e da Braskem, além do apoio da rede de academias Smart Fit. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados