Esportes Titulo Tênis
Tenista Júlio Silva traz experiências de Grand Slam para os Jogos Abertos

Aposentado do circuito mundial desde 2013, representante de Francisco Morato já venceu Djokovic e Murray

Por Marcelo Argachoy
22/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Quem resolveu prestigiar a disputa do tênis masculino ontem em São Bernardo teve a oportunidade de ver em quadra um tenista com experiência internacional. Aposentado dos principais torneios desde 2013, Júlio Silva continua a participar dos Jogos Abertos do Interior e com sucesso, após conquistar o troféu por 15 vezes.

Neste ano, a competição trouxe novidades para o tenista de Jundiaí. Sua cidade natal não entrou na edição de 2017 da Olimpíada Caipira e, agora, Silva representa Francisco Morato.

O currículo é vasto. Júlio Silva já participou de dois Grand Slam (Roland Garros em 2006 e US Open em 2010), além de disputar a Copa Davis e os qualificatórios para Wimbledon e o Australian Open. Em 2009, atingiu a maior classificação no ranking da ATP, na posição de número 144, segundo melhor entre os brasileiros. Entre os títulos, foram quatro conquistas na Challenger Tour e mais 16 nos Futures.

Nos Jogos Abertos, o tenista também tenta passar experiência para colegas de equipe e até outros jogadores que o procuram durante as competições. “É bacana por ser uma competição por equipes. Jogar sozinho é mais complicado, você não pode receber instrução”, disse Júlio, sobre o prazer em disputar um campeonato como os Jogos Abertos.

O tenista chegou a bater dois ex-líderes do ranking mundial em início de carreira. O brasileiro derrotou Novak Djokovic, em 2004, por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/2), em Reggio Emilia, na Itália. Em 2005, venceu Andy Murray no Challenger de Nápoles, também por 2 a 0 (6/3 e 6/3).

“Foi muito prazeroso ter jogado com eles. Passo isso para os alunos, que sempre temos que respeitar os adversários”, declarou Júlio.


Pai e filha enfrentam horas de estrada

A viagem de Tanabi até São Bernardo não é curta. São 502 quilômetros de estrada separando as duas cidades, mas a distância é pouca quando se trata de seguir um sonho. E foi esse o caminho enfrentado pela jovem tenista Yasmin Pupio, 13 anos, que está entre as representantes do município do Norte do Estado nos Jogos Abertos do Interior.

Mesmo lidando com atletas mais velhas, Yasmin venceu sua partida contra a equipe de Sorocaba por 2 sets a 0 (com duas parciais de 6/4). "Foi ótima a experiência. É gratificante. O jogo foi difícil, nunca peguei um como esse, mas, no fim, eu gostei”, disse Yasmin, durante a viagem mais distante para disputar uma competição.

E, em aventuras assim, o apoio da família é muito importante. Sempre que possível, o pai de Yasmin, o analista de sistemas Antônio Carlos Pupio, tenta acompanhar a filha nas competições.
“Saímos de lá na véspera do jogo e estamos alojados por aqui. Está sendo um dos lugares mais distantes que fomos pelas competições”, disse Antônio Carlos, 44.

Durante as longas jornadas de tênis que Yasmin disputa, Antônio Carlos acompanha e vibra a cada acerto. “Acho que o pai sofre até mais que a atleta nessa tensão”, brincou.

“É gratificante e ao mesmo tempo sofrido”, contou Antônio Carlos, ao destacar que o resultado positivo no jogo acaba compensando o desgaste físico da longa viagem pelo Interior de São Paulo.  MA




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;