Memória Titulo Memória
A carta do congresso – parte 1

Sobrou para todo mundo, até mesmo para o congresso, que democraticamente acolheu o registro de indignação de uma companhia de teatro não convidada a participar

Ademir Médici
16/11/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


O momento mais importante do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017, foi o da leitura das moções. Dez foram aprovadas e lidas no fim da tarde de sábado, dia 11. Sistematizadas, elas formam a Carta do Congresso.

Sobrou para todo mundo, até mesmo para o congresso, que democraticamente acolheu o registro de indignação de uma companhia de teatro não convidada a participar. A Companhia Teatral Celebra a Vitória defende que, nas próximas edições, todas as entidades culturais do município sede dos congressos sejam convidadas.

De São Bernardo descobriu-se que o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural está simplesmente desativado. E o foi pela presente administração – uma grande falha, sem dúvida. Quem defenderá os últimos e raros pontos referenciais da cidade?

Em Rio Grande da Serra, moradores da Pedreira estão indignados com uma obra pública que desalojará antigos moradores, entre os quais os irmãos Martins Pinto, os dois meninos do velho bondinho do logotipo não oficial do Congresso, hoje homens feitos e nascidos no bairro.

Ainda em Rio Grande da Serra, os congressistas defendem a criação do Acervo Histórico Municipal.

Diário há 30 anos
Domingo, 15 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6600
Política – Rudge Ramos iniciava novo movimento para se transformar em município, separando-se de São Bernardo.
A Palavra do Leitor – O sindicalista Philadelpho Braz e o jornalista Hildebrando Pafundi defendiam a preservação do Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André.
Especial – Bairro Bom Pastor, em Santo André. E o seus circenses internacionais.
Show – Rita Lee e Roberto de Carvalho iriam se apresentar no Aramaçan.

Em 16 de novembro de
1972 – Aramaçan vence o Paulistano por 3 sets a 2, em sensacional virada, e sagra-se bicampeão de voleibol masculino da Grande São Paulo. Os campeões: Brunoro, William, Flavio, Zé Roberto, Emerson, Décio, Renato, Marinho, Mané, Chico Anísio e Cícero.

Hoje
Dia Internacional para a Tolerância

Santos do dia
Gertrudes
Margarida da Escócia
Elpídio

Amigos andreenses
Hoje é o aniversário de Valter Luiz Monice, nascido em 16 de novembro de 1952. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;