Política Titulo Smart City Expo & World Congress
Tecnologia e inovação são destaques em Barcelona

Prefeitos da região destacam troca de informações e modernização da infraestrutura no 1º dia de congresso

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
15/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


No primeiro dia de debates do congresso Smart City Expo & World Congress, em Barcelona, na Espanha, tecnologia e inovação acabaram sendo a tônica das discussões. Assuntos como governança, gestão de cidades, sustentabilidade e Mobilidade Urbana foram aprofundados nos painéis apresentados ontem.

Para o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), que é um dos convidados do evento, o intercâmbio de informações acaba se tornando um ponto positivo para os gestores. “O bom do evento é que os próprios prefeitos e prefeitas vêm mostrar o que deu certo e o que não deu certo, isso faz com que nossa troca de experiências fique muito mais produtiva. Hoje (ontem) estou vendo que muito do que deu certo no mundo pode ser aplicado em São Caetano e podem ter certeza, temos muito para evoluir em tecnologia”, analisou.

Auricchio conversou com a prefeita de Barcelona, Ada Colau – a cidade se tornou exemplo de mudança de conceito urbano após os Jogos Olímpicos de 1992.

Já o chefe do Executivo de Santo André, Paulo Serra (PSDB), também presente à conferência, destacou a importância da implantação de soluções tecnológicas para o município. “É muito importante para Santo André participar de eventos mundiais como esse. Aqui tem cidades do mundo inteiro e logo no primeiro dia do evento já deu para perceber que, embora o mundo seja digital, nossa cidade ainda está no analógico e já tenho ciência do caminho que vamos tomar para mudar isso. A notícia positiva é que o mundo da tecnologia é muito rápido, então vamos compensar a morosidade do setor público com a rapidez da tecnologia e implementar rápido o universo digital na gestão pública de Santo André”, pontuou o tucano.

Levantamento global apresentado no evento apontou que as regiões centrais das cidades concentram 50% das pessoas e que usam 27% de toda energia consumida no mundo.

Na visão dos presentes ao evento, a modernização das estruturas urbanas deve levar em consideração as ideias de descentralizar o crescimento e expandir o desenvolvimento para os bairros.

Os prefeitos e gestores puderam ainda assistir a palestras de líderes como o prefeito da cidade espanhola de Valência, Joan Ribó, e o representante de Dubai, Aisha Bin Blshr, que deram exemplos de como a tecnologia e a gestão de informações foram os grandes pilares dos avanços públicos das duas cidades.

Tanto Auricchio quanto Paulo Serra foram convidados pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e a viagem foi custeada pela parceria entre o grupo de prefeitos e o congresso Smart City Expo. Os trabalhos terão continuidade na cidade espanhola até amanhã. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;