Setecidades Titulo Folia
Santo André é tema de enredo de escola de samba em São Paulo

Unidos de São Lucas, da Zona Leste, conta a história da cidade e tem ala dedicada ao Diário

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
12/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


Santo André será homenageada na avenida no Carnaval de São Paulo. A Unidos de São Lucas, da Zona Leste, decidiu contar a história da cidade do Grande ABC no desfile com o qual buscará vaga no grupo de acesso. O samba-enredo Da Vila de Paranapiacaba ao Polo Petroquímico, Santo André é Engrenagem no Samba exaltará o município e terá até ala dedicada ao Diário.

Ontem, a escola apresentou as fantasias que serão utilizadas na avenida, em evento na quadra no Parque Carminha, em São Paulo. Devem desfilar cerca de 7.000 componentes divididos em 11 alas, três casais de mestre-sala e porta-bandeira. Além de ala exclusiva, o Diário está presente na letra do samba-enredo, lembrado como o principal veículo de comunicação do Grande ABC.

O tema foi escolhido em setembro. A presidente da agremiação, Maristela do Amaral Freitas, 49 anos, conta que Santo André foi a vencedora num concurso entre vários municípios. “É uma cidade muito próxima da quadra onde estamos. Não tem como vir para cá e não passar por Santo André. Também tem uma tradição muito grande em Carnaval, embora neste ano não tenha realizado seus desfiles.”

Representantes de 14 escolas andreenses foram convidados para integrar a última ala. “Não é uma crítica, porque sabemos que todo o País está em uma situação financeira difícil, mas para nós é tradição e vale ouro”, argumentou Maristela.

A abertura do desfile será marcada pela chegada de João Ramalho – explorador português que iniciou a constituição de Santo André da Borda do Campo, a origem do Grande ABC. Fauna e flora do município também inauguram a festa da Unidos de São Lucas. O Polo Pertroquímico será representado em carro alegórico e deve ser protagonista da fase sobre a industrialização. A diversão fica por conta do Clube Aramaçan e do E.C. Santo André, o Ramalhão para os andreenses. A Vila de Paranapiacaba e sua arquitetura inglesa também serão lembradas.

Santo André é esperança para que a agremiação, que já figurou entre as escolas do grupo principal, volte para a elite. Segundo a presidente, as gestões anteriores deixaram dívidas. “Temos esse problema sério com a questão de verbas,que sempre acaba sendo menor por conta das dívidas, mas assim é feito o nosso carnaval há dez anos. Contamos com doações e principalmente com a própria comunidade.”

A Unidos de São Lucas abre os desfiles das 12 escolas do grupo 2 da Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas) no dia 11 de fevereiro, às 20h, na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã. Apenas a primeira sobe de divisão.

CONFIRA O SAMBA-ENREDO DA UNIDOS DE SÃO LUCAS

''Da Vila de Paranapiacaba ao Polo Petroquímico,
Santo André é engrenagem do samba’

Compositores: Cacá Camargo, Marcos Thiago,
Edson Luiz, Digão Lima, Will Melodia e Rapha Maslionis
Intérprete: Cacá Camargo

Chegou Zona Leste, o chão estremece
São Lucas, quem te ama não te esquece
E diz no pé
Pra te exaltar, oh Santo André

Nos trilhos de um progresso fascinante
A natureza que encantou os imigrantes
Surgiu a indústria, jorrou ouro negro
Foi construindo a nova era
Na terra mãe da Pauliceia

O Diário anunciou: gol!
É campeão!
Me enche de orgulho o meu Ramalhão
Vou comemorar até de manhã
Vai ter festa no Aramaçan

Lendas e magias de arrepiar
Num parque genial, vem ver as estrelas
É espetacular, chegou a hora
Num doce sabor, vamo ‘simbora’
Escolas, como eu queria ver de novo
O samba que alegra o nosso povo
Meu Carnaval é tradição e vale ouro''
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;