Economia Titulo Pioneira
Turismo industrial conta com mais duas empresas

Até outubro, 5.500 pessoas participaram de visitações às fábricas em São Bernardo

Flavia Kurotori
Especial para o Diário
10/11/2017 | 07:30
Compartilhar notícia


A Toyota e a Cervejaria Balmann oficializaram parceria com a Prefeitura de São Bernardo para participar do programa de turismo industrial promovido pelo Paço – atividade em que é pioneiro no País. O acordo foi firmado ontem, durante o 2º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial realizado pelo Senac da cidade.

Desde 2013 até outubro, 5.500 pessoas visitaram as instalações de 12 empresas, dentre elas Scania, Mercedes-Benz e Volkswagen. O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Hiroyuki Minami, alega que uma das principais vantagens é a movimentação da economia local. “O pessoal que faz turismo industrial consome em restaurantes, shoppings e se hospeda nos hotéis.”

Segundo o coordenador do programa de turismo industrial são-bernardense, Fernando Bonisio, cada turista proveniente de outros Estados ou municípios fora da região gasta, em média, R$ 1.500 durante sua estada. “O público principal é definido pela empresa. Hoje, todas recebem públicos variados”, conta.

Mirando na retomada da economia e no crescimento do turismo na cidade, a francesa AccorHotels inaugurou 464 apartamentos em São Bernardo em setembro, em frente ao Shopping Metrópole, das bandeiras Ibis, Ibis Budget e Adagio ApartHotels, com investimento de cerca de R$ 100 milhões. A empreitada gerou 400 empregos diretos e indiretos.

ATRATIVO - Gustavo Youssef, sócio da Exxmart, entidade que projeta turismo em empresas ao redor do mundo, afirma que é necessário planejar a infraestrutura para atrair e conquistar o público. “Quando se oferece alguma coisa histórica, além do turismo industrial, como um museu, é um incentivo”, explica.

“Hoje, o que motiva as pessoas é conhecer a estrutura, a tecnologia e a forma de produzir”, relata Bonisio. Para se ter ideia, atualmente as fábricas não recebem crianças, porém, com a criação de ambientes específicos nas empresas, este grupo também poderá ser contemplado em visitações didáticas, assim como ocorre hoje com grupos escolares.

Ante a crise econômica e a tendência à desindustrialização, Bonisio afirma que o turismo industrial é mais uma possibilidade de geração de emprego e renda para o município. Na avaliação de Youssef, o potencial para este modo de turismo de São Bernardo deve-se à localização da cidade, próxima à Capital e ao Porto de Santos, além de ser berço industrial e contar com intensa presença acadêmica.

Quem tiver interesse em conhecer as empresas deve se inscrever pelo site www.turismoindustrialsbc.com.br.

PETROQUÍMICA - A Braskem, por meio do programa Formando Laços, também abre as portas ao público para visitação guiada gratuita. Para participar, basta se inscrever pelo site https://www.braskem.com.br/agendar-visitacao-braskem?localidade=ka+3Q3JBsng=. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;