Automóveis Titulo Bom para o bolso
Completo, barato e sem embreagem

Avaliamos o Etios Platinum, versão topo de linha do hatchback da Toyota

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
10/11/2017 | 07:19
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


No começo (lá para idos de 2013), o Etios recebeu duras críticas em relação à posição de seu quadro de instrumentos, que ficava no topo do painel. Muitos também torciam o nariz para o design do carro, principalmente na parte traseira. Os anos passaram e, alguns ajustes depois, fizeram com que sua aceitação melhorasse.

Sim, o Etios recebeu pequena reestilização e foi tomando banhos de loja, que conferiram desde melhorias no acabamento interno até retoques no desenho da parte frontal. Sem contar que, agora, o quadro de instrumentos é digital, melhorando bastante a questão da funcionalidade – o velocímetro, por exemplo, é digital. Um pouco mais para baixo, a tela central (sensível ao toque) é útil, mas sofre pequeno delay e o gráfico poderia ser melhor, como ter letras maiores...

Enfim, o que permanece intacto é o ótimo motor 1.5 16 válvulas de até 107 cv (dados com etanol, pois, com gasolina, são 102 cv). Como manda a tradição da marca – cujo sedã médio é líder de vendas na categoria – sua eficiência é ímpar. O torque máximo de 14,7 mkgf é entregue um pouco tarde, aos 4.000 giros, ainda assim, dá conta de empurrar com força o hatch, que pesa pouco mais de uma tonelada.

Do outro lado da moeda, a caixa automática de apenas quatro velocidades poderia ter funcionamento um pouco mais suave. Sim, o câmbio amarra um pouco. Porém isso é algo aceitável a partir do momento em que a transmissão preza pela economia e não pelo desempenho. Ou seja, quanto mais pé pesado, mais o motor grita. Para quem quer a comodidade da falta de embreagem, essa solução (câmbio automático) é fundamental. Aliás, este é o automático mais barato do Brasil.

Com conjunto de suspensões que beira a perfeição, comprimento total de 3,88 metros (o que facilita as manobras de estacionamento, por exemplo), e seus 270 litros de capacidade no porta-malas, o Etios Platinum, que custa R$ 66.320, é bem recheado de série. Tem ar-condicionado, trio elétrico, ajuste de altura do banco do motorista com regulagem de altura, revestimento dos assentos em couro e material sintético. Conta ainda com computador de bordo, direção eletroassistida progressiva, sensor de estacionamento traseiro, alarme, faróis de neblina e sistema multimídia com TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e conectividade bluetooth.


Os hatches automáticos mais baratos do País

Muita gente se pergunta, qual carro comprar? Se o seu desejo é adquirir um automóvel que proporcione descanso para o pé esquerdo e, ao mesmo tempo, que caiba no bolso, o Diário separou a lista dos hatches mais baratos do mercado. No topo da lista está o Toyota Etios. O modelo na versão X parte de R$ 51.870, ou seja, é o automático mais barato do Brasil.

Cabe salientar que transmissão automatizada não é automática. Elas não são regidas por central eletrônica, porém têm ausência de pedal de embreagem. Na prática, têm resposta mais lenta e, em uma ladeira, é preciso manter o carro freado para que ele não desça. Nessa lista figuram modelos como Fiat Mobi, VW Gol e Ford EcoSport.

Voltando aos mais baratos, na segunda posição do ranking está o Kia Picanto, cuja transmissão tem quatro velocidades. Custa R$ 51.990.

Na terceira, quarta e quinta posições do ranking estão, respectivamente, Citroën C3 Attraction (R$ 53.990), Chevrolet Onix LT (R$ 56.890) e Nissan March SV (R$ 56.990).

Apesar de mais acessíveis, todos os modelos aqui citados vêm com boa lista de série. Confira os principais itens abaixo:


Kia Picanto - R$ 51.990

Motor 1.0 – Câmbio automático de quatro velocidades
Principais itens: ar-condicionado, alarme, toca-CDs com MP3 player e entradas auxiliar e USB, vidros e retrovisores com comando elétrico, rodas de liga leve 14”, indicador de condução econômica, bluetooth com controle de chamada no volante


Citroën C3 Attraction - R$ 53.990

Motor 1.6 – Câmbio automático de seis velocidades
Principais itens: faróis de neblina, airbag duplo, retrovisores, vidros e travas elétricas, Freios antitravamento, maçanetas na cor do carro, modo Eco (para economia de combustível), tela touch screen de sete polegadas e direção elétrica


Chevrolet Onix LT - R$ 56.890

Motor 1.4 – Câmbio automático de seis velocidades
Principais itens: OnStar, ar-condicionado, monitoramento de pressão de pneus, roda de aço aro 15" com calotas integrais, abertura do porta-malas por controle remoto, direção elétrica progressiva, sensor de estacionamento traseiro, travas e vidros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, volante multifuncional


Nissan March SV - R$ 56.990

Motor 1.6 – Câmbio CVT (continuamente variável)
Principais itens: direção elétrica progressiva, rodas de liga com 15”, faróis de neblina, ar-condicionado, freios antitravamento com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;