Memória Titulo Memória
Semente da indústria moveleira. E o Grande ABC discutido em duas mesas

Duas mesas marcarão o primeiro dia de exposição e debates: 1ª) O Grande ABC no imaginário artístico e literário regional: 2ª) Patrimônio: diálogos intermunicipais e interregionais

Ademir Médici
do Diário do Grande ABC
08/11/2017 | 07:30
Compartilhar notícia


Mais dois dias, sexta-feira, 10 de novembro, e começa o 14º Congresso de História do Grande ABC, aberto a todos os interessados.

A memória do Grande ABC volta vistas para Rio Grande da Serra, cidade da vez para a realização do Congresso.
Toda a programação está no site www.consorcioabc.sp.gov.br

Duas mesas marcarão o primeiro dia de exposição e debates: 1ª) O Grande ABC no imaginário artístico e literário regional: 2ª) Patrimônio: diálogos intermunicipais e interregionais.

Há uma flagrante alteração no mapa florestal do Estado de São Paulo, o editado no início do século 20 e a realidade atual. Há pouco mais de 100 anos, a malha florestal cobria praticamente todo o Estado, superando os 90%; hoje, com menos de 5%, esta área verde concentra-se ao longo da Serra do Mar, cobrindo amplo espaço do Grande ABC, em especial a linha Riacho Grande a Paranapiacaba, incluindo Rio Grande da Serra.

Os técnicos apontam a lei de proteção aos mananciais, de 1976, como fator determinante para isso. E o que surpreende é que, no passado, o Grande ABC produziu muita madeira e lenha, devastando florestas, para atender ao mercado paulistano e a indústria moveleira de Santo André e, principalmente, de São Bernardo, este considerado até o advento da indústria automobilística como a Capital do Móvel paulista.

Havia as serrarias, como confirma a pesquisa de Jorge Henrique Scopel Jacobine (segunda parte), mostrada especialmente por citar a Estação Rio Grande, hoje Município de Rio Grande da Serra – que será palco do 14º Congresso de História do Grande ABC.

Madeira para telefone?
Pesquisa e texto: Jorge Scopel Jacobine
No registro dos impostos sobre indústrias e profissões da Freguesia de São Bernardo, referentes ao exercício de 1882-1883, a Estação Rio Grande aparece abrigando 18 remetentes de lenha. Aparece, também, a serraria a vapor de Hans Ravache.

Esta serraria esteve em atividade por quase toda a década de 1880. Talvez seja a continuidade da serraria ontem focalizada, da década de 1870.

Essas referências indicam que a Estação Rio Grande foi, entre as décadas de 1870 e 1880, o principal centro da indústria da madeira nas proximidades da estrada de ferro e sede de uma pequena povoação no atual Grande ABC.

A partir das décadas de 1890 e 1900 os remetentes de lenha irão se concentrar na área da Estação Ribeirão Pires, e as serrarias a vapor e engenhos de serra no atual Distrito do Riacho Grande, em São Bernardo.

Em quase todos os anos, entre 1898 e 1905, o antigo Município de São Bernardo aparece entre os três maiores produtores de madeira serrada do Estado, segundo o Anuário Estatístico de São Paulo, o que nos dá a dimensão da importância deste ramo industrial na economia da região.

A serraria Hans Ravache & Comp aparece no ano de 1887 em almanaque organizado em São Paulo por Jorge Seckler (Almanach da Província de São Paulo – Administrativo, Comercial e Industrial).

Alguns anos depois, em 1894, o jornal O Comércio de São Paulo traz um anúncio da empresa Erhart e Weigl, fabricante de aparelhos elétricos. Esta mesma empresa, entre os anos 1892 e 1894, aparece nos documentos da Prefeitura de São Bernardo como proprietária de uma serraria a vapor na Estação Rio Grande.

É possível que a madeira extraída em Rio Grande fosse utilizada pela Erhart e Weigl na produção dos seus aparelhos elétricos, como o telefone, cujo modelo aparece em seu nome.

E já se passaram 50 anos, gente do Senador...
Os 50 anos de formatura da turma de 1967 do Colégio Técnico Senador Flaquer, em Santo André, serão marcados nesta sexta-feira, às 19h, com reencontro no Primeiro de Maio FC (espaço Bistrô). Uma celebração especial por tratar-se do Jubileu de Ouro. Mas, informa a organizadora Márcia de Jesus, o reencontro é realizado há 10 anos, todos registrados com fotos e banner. Em homenagem a todos, Memória seleciona a foto de hoje.

Diário há 30 anos
Domingo, 8 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6.594
Manchete – Constituintes fieis a Sarney já admitem diretas em 1988.
Indústria – Cresce impasse entre Autolatina (Ford e VW) e governo.
Construção civil – Mercado imobiliário reaparece como boa opção de investimentos; o reaquecimento no setor de alto padrão atingiu a região nas últimas semanas. Reportagem: Niceia Climaco de Freitas.
MÓDULO AZUL DO BRASILEIRÃO – No Estádio Bruno Daniel, Santo André 0, Uberaba 0.

Em 8 de novembro de...
1827 – Império ordena à Província de São Paulo medidas para acolher imigrantes a serem enviados pela Corte. As primeiras famílias alemãs chegam em 1828 e são encaminhadas à Colônia de Santo Amaro.
Os primeiros imigrantes europeus chegarão ao Grande ABC meio século depois, em São Bernardo e São Caetano.
1917 – Maria José Cyrillo de Castro licencia-se por dois meses da escola do bairro da Ponte, em São Bernardo; é substituída pela professora Maria Theresa de Freitas Garcia.
O Brasil na guerra. Do noticiário do Estadão:
O projeto do estado do sítio vai ao Senado.
A nossa preparação militar.
Continuam as demonstrações patrióticas.

Santos do dia
Deodato
Godofredo
Beato João Duns Scoto

Hoje
Dia Mundial do Urbanismo
Dia do Radiologista.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;