Tecnologia Titulo Golpe do WhatsApp
Golpe do WhatsApp: veja 3 dicas básicas para baixar aplicativos com mais segurança na Google Play

Versão falsa do WhatsApp enganou 1 milhão de usuários de dispositivos com sistema Android

Marcella Blass
Do 33Giga
07/11/2017 | 10:02
Compartilhar notícia


Durante a semana, uma versão falsa do WhatsApp enganou 1 milhão de usuários de dispositivos com sistema operacional Android. O aplicativo fajuto estava disponível na Google Play com o mesmo logo do mensageiro real e era supostamente desenvolvido pela própria WhatsApp, Inc.

Leia mais: 
Tem zumbi, gênio e sereia: WhatsApp Beta para Android testa 60 novos emojis
WhatsApp dá dicas de como identificar mensagens duvidosas no aplicativo

Com o nome de Update WhatsApp Messenger, o aplicativo já foi retirado da loja de aplicativos do Google. Contudo, é essencial que os usuários fiquem atentos a esse tipo de software que consegue burlar as medidas de segurança da loja do Google. Para te ajudar nessa tarefa, o  33Giga te dá três dicas básicas de proteção:

Segurança nativa
O Google tem um programa chamado Google Play Protect, que faz a função de antivírus. O software inspeciona todos os aplicativos instalados via Google Play e também de outras fontes para identificar ameaças e atividades de origem duvidosa. O software ainda não está disponível em todos os aparelhos Android, mas a expectativa é que isso mude em breve.

Para saber se você já pode desfrutar do programa, vá até as configurações do telefone e entre em Segurança. Lá, basta procurar por Google Play Protect e ativar a verificação automática de todos os apps que forem instalados no seu dispositivo.

Observe os detalhes
Antes de baixar qualquer aplicativo, é fundamental analisar toda a página de download. Comece pelo desenvolvedor para descobrir qual é a empresa responsável pelo produto. Depois, desça para os comentários e observe o feedback das pessoas que já baixaram o software. Veja também o número de downloads feitos e a data em que o software entrou na loja. Esses dois últimos aspectos são ainda mais importantes no caso de aplicativos grandes, que já fazem sucesso há muitos anos e carregam bilhões de usuários.

Página oficial
Uma boa pedida para ter mais segurança na hora de instalar aplicativos no Android e ir diretamente até a página do aplicativo na internet. Lá o desenvolvedor vai te direcionar para a página real de download na Google Play. Contudo, a atenção não deve ficar de lado, e vale checar também as informações descritas na dica acima.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;