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Proatividade


Vanessa Aguiar*

07/11/2017 | 07:12



1 – Como desenvolver atitudes proativas no ambiente de trabalho?

A proatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de algumas atividades simples do dia a dia. Por exemplo, demonstrar atenção e curiosidade ao que está acontecendo ao redor, para prever situações e agir antecipadamente e, assim, evitar problemas na própria rotina ou identificar oportunidades de auxiliar os pares. Procure também confiar em sua capacidade de decisão e, antes de apresentar um problema ao seu gestor direto, inclua no discurso alguma sugestão de solução. Essa atitude tende a estimular pensamentos rápidos, estratégicos e assertivos.

2 – Qual é o perfil do profissional proativo?

O profissional proativo é aquele que se antecipa às situações e está sempre disposto a auxiliar no bom andamento das atividades. Ele tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus colegas trabalham e aproveita para aprender com eles, mesmo que não tenha muito tempo. Tem confiança suficiente para se arriscar em novos projetos, mas também para saber seus limites e buscar ajuda caso seja necessário.

3 – Como ser proativo sem ser invasivo?

Se você acabou de ser admitido na empresa, tenha em mente que os primeiros dias exigem reconhecimento do ambiente e da cultura corporativa que você passará a conviver. Seja cauteloso ao oferecer ideias e, como você faz parte de uma equipe, é importante indicar de que maneira poderá contribuir com o projeto proposto. Não se negue a participar de tarefas mais operacionais que, apesar de menos atrativas, são fundamentais para o crescimento profissional e funcionamento da equipe.

4 – Bom humor pode atrapalhar a proatividade?

Quando a equipe trabalha em um ambiente alegre, o trabalho flui melhor porque a proatividade estará estimulada. Emoções positivas abrem partes do cérebro que impulsionam a empatia, a inovação e a paixão necessárias para superar as dificuldades e aprender novas habilidades. Bom humor é uma característica comum dos bons profissionais, mas é preciso saber o limite entre ser alegre e ser inconveniente ou atrapalhar a produtividade dos demais colegas.

5 – Como motivar a proatividade na equipe?

O trabalho em equipe é um desafio constante nas empresas. A melhor maneira de engajar os funcionários é pelo exemplo. O gestor deve demonstrar comprometimento com o trabalho e mostrar que acredita na empresa e no trabalho que está sendo executado. Para isso, é importante dar voz aos funcionários, saber que suas opiniões podem contribuir positivamente para o resultado final. Gratificar os colaboradores pelo desempenho no trabalho também faz com que o colaborador se empenhe a trabalhar cada vez melhor.


* Gerente de divisão da empresa de recrutamento Robert Half.
Envie sugestões ou dúvidas para o e-mail soraiapedrozo@dgabc.com.br

 



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