Memória Titulo Histório
Nas matas de Rio Grande, uma serraria... E por que não o arquivo histórico?
Ademir Medici
07/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Daqui a três dias, sexta-feira, 10 de novembro, terá início o 14º Congresso de História do Grande ABC. Participe. Será uma linda festa no Teatro Municipal de Rio Grande ABC. Toda a programação está no site www.consorcioabc.sp.gov.br

Da programação consta a apresentação do livro Rio Grande da Serra em Poesia, de Marcelo Eduardo Oliveira.

 

Enquanto pesquisava a indústria na freguesia e no município de São Bernardo, Jorge Henrique Scopel Jacobine encontrou várias informações interessantes sobre o atual município de Rio Grande da Serra.

A pesquisa sobre a formação industrial são-bernardense originou uma linda exposição pela seção de pesquisa e documentação local, onde Jorge atua. E temos as informações da antiga Estação Rio Grande, que Jorge Jacobine sugere que sejam divulgados nesta semana em que Rio Grande da Serra se prepara para sediar o 14º Congresso de História do Grande ABC.

Iniciamos, pois, a publicação da pesquisa do Jorge Jacobine e adiantamos uma proposta que esta página Memória fará para constar da Carta Monção a ser redigida no fim do 14º Congresso: que Rio Grande da Serra crie seu arquivo histórico municipal, reunindo informações como estas levantadas em São Bernardo e outras mais.

Aliás, este arquivo já existe em Rio Grande da Serra. É um dos mais importantes do Grande ABC. Foi reunido, ao longo dos anos, pela advogada e historiadora Gisela Leonor Saar, nascida e residente em Rio Grande. Por que a Prefeitura não estabelece uma parceria com a Dra. Gisela?

 

A cidade nos jornais do século 19

Pesquisa e texto: Jorge Scopel Jacobine

 

Seguem-se algumas notas sobre a indústria da madeira na área das atuais cidades de Rio Grande da Serra e de São Bernardo, entre o fim do século 19 e o início do século 20.

João Netto Caldeira afirma, em seu Álbum de São Bernardo (1937), que umas das primeiras serrarias do Estado de São Paulo teria sido instalada em 1856. Ficava no sítio do francês Francisco Julien, no antigo bairro do Rio Acima – hoje bairro Tatetos, no distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

Já a documentação oficial do antigo município de São Bernardo se refere a este estabelecimento como apenas um dos vários engenhos de serra movidos a água existentes no atual distrito do Riacho Grande entre as décadas de 1890 e 1910.

A primeira serraria – e consequentemente também a primeira indústria – movida a vapor em território do atual Rio Grande da Serra surgiu nas proximidades da estrada de ferro Santos-Jundiaí, estrada esta inaugurada em 1867.

A referência mais antiga desta serraria na imprensa encontra-se no jornal A Província de São Paulo, edição de 19 de maio de 1875.

É possível que os dados do Censo Estatístico Imperial, de 1872, que afirmam a existência de 20 trabalhadores da indústria da madeira na freguesia de São Bernardo, se refiram também a esta mesma serraria a vapor.

Em 1878, outra notícia, no mesmo jornal, informa sobre o assassinato de um trabalhador da serraria de Eugênio de Lima – serraria que pode ser a mesma referida em 1875. A notícia acrescenta a existência, na Estação Rio Grande, de frequente aglomeração de trabalhadores, não só da estrada de ferro, mas também dos “estabelecimentos industriais que ali existem”.

Em 1879, o jornal A Constituinte clamava pela presença permanente de autoridades policiais na área da Estação de Rio Grande e afirmava que a localidade já merecia “foros de povoação”.

A propósito, em 1880, segundo o Jornal da Tarde, foi criada uma subdelegacia de polícia na Estação Rio Grande, ao que parece para atender a demanda anterior por segurança.

Continua

 

Diário há 30 anos

Sábado, 7 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6593

Manchete – Brasil faz acordo e vai ao FMI

Indústria – Bresser Pereira, ministro da Fazenda, anuncia duras represálias contra a Autolatina (Ford e VW). A holding busca reajustar os preços de veículos acima dos índices fixados pelo governo.

Memória – Chamava-se ‘Generosa’ a jardineira que transportava os moradores da Vila Conceição, hoje Diadema. O micro-ônibus interligava Eldorado à primeira seção do Jabaquara, cruzando a cidade. Trazia a inscrição “Villa Conceição”, segundo foto que publicamos neste espaço e cedida pela professora Sylvia Esquivel.

 

Em 7 de novembro de...

1917 – O Brasil na guerra. Do noticiário do Estadão:

O estado de sítio é debatido na Câmara Federal.

Um apelo aos agricultores paulistas.

Medidas contra o comércio inimigo.

Suspensão dos jornais turco-germânicos.

Congresso da mocidade brasileira.

 

Santos do Dia

Carina

Prosdócimo

Amaranto

Pedro de Ruffia – ou São Rufo, bispo

 

Hoje

Dia do Radialista 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;