Social Titulo Cultura
Festival de Cultura Russa agita São Caetano no domingo

Dentre muitas atividades, ocorrerá apresentação de um balé clássico

Por Juliana Bontorim
03/11/2017 | 13:17
Compartilhar notícia
Divulgação


 Festival celebra cultura russa

 A tarde de domingo terá cultura estrangeira aflorada em São Caetano. A Fundação das Artes traz 33 crianças no primeiro festival com trajes russos em apresentação, às 16h, no Teatro Santos Dumont. Além disso, diversas atividades durante todo o dia com a participação de cidadãos da Rússia estarão pela cidade. Entre elas, balé clássico promete emocionar a plateia.

Conheça comidas típicas:

 “Vareniki”

Concordem que não há homem que teria desistido dos cheirosos (soltando fumaça) pastelzinhos. Imagine só uma mesa coberta com uma bonita toalha e um grande prato com pastelzinhos quentes e fresquinhos, polvilhados com cebola caramelizada e nata azeda (“smetana”). Será que você seria capaz de resistir a tal tentação? Dificilmente...

Nos supermercados da Rússia, este prato é um dos três pratos (congelados) mais populares. Poucas pessoas sabem que o “vareniki” apareceu na mesa dos russos graças aos turcos, pois após de saborear “diushvaru” e se encantar com os países eslavos (Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia, Estônia, Bielorrússia), adaptaram essa receita cada um ao seu gosto.

Nossos “vareniki” são feitos de massa caseira, recheados de batata, polvilhada com cebola caramelizada e creme de leite caseiro (nata azeda).

Blini

Panquecas para o povo russo, não é apenas um prato favorito – é memória genética sobre a aldeia russa, sobre divertidas festas na Maslenitsa (Semana das Panquecas), sobre as seculares tradições russas. Nossos ancestrais ofereciam as panquecas para as visitas, mulheres que tinham dado à luz alimentavam-se de blini. Blini também eram servidos em casamentos e funerais. Assim, acompanhava a vida das pessoas do berço ao túmulo.

Hoje em dia, o Blini permanece sendo não só um dos pratos mais rápidos, saborosos e diversificados (devido à grande variedade de recheios), mas também tem muito material escrito sobre esse prato, e não apenas em livros de culinária. Muitos escritores russos, incluindo Tchekhov, Pushkin e Gogol, tem páginas dedicadas ao prato e até mesmo histórias sobre Blini. Eles também aparecem em muitos poemas, canções e provérbios.

Oferecemos Blini com recheio de carne.

Bolo “Medovik”

É difícil imaginar uma refeição festiva, sem bolo com um delicioso e delicado creme.

O sabor do bolo de mel é tão bom e saboroso que imediatamente recordamos momentos agradáveis em quais bebemos chás com nossos amigos ou familiares. Na maioria das vezes, o bolo de mel é um bolo preferido das festas infantis.

A história deste bolo é: O fato de que a esposa do imperador Alexander I não gostava de mel. Empregados e cozinheiros na corte estavam cientes das características “do paladar” da Elizabeth Alekseevny e sempre preparavam para ela sobremesas e doces de diferentes exceto doces de mel.

Um dia na corte imperial apareceu um novo boleiro, que não tinha ideia das preferencias da esposa do imperador. Sendo assim, o novo boleiro decidiu preparar um bolo especial.

O bolo foi preparado e entregue à Imperatriz, a doce sobremesa foi tão gostosa e leve, que a esposa do Alexander I gostou e recompensou generosamente o boleiro pela criatividade dele.

E a partir daquele momento, o bolo “Medovik” virou a sobremesa preferida da Elizabeth Alekseevny. Depois de tempo, o bolo “Medovik” tornou-se extremamente popular em muitos países, mas é preferido bolo dos Russos e Ucranianos.

Biscoito nozes russas - "Orechki"

Biscoito “Nozes Russas” com doce de leite é uma receita culinária que apareceu na União Soviética, um doce favorito das “formiguinhas”. Naquela época cada criança sabia, que este biscoito poderia ser feito em casa pelas mamães.

Atualmente, muitas crianças não sabem que os biscoitos industrializados, também podem ser feitos em casa, seu sabor são incomparáveis com qualquer outro biscoito industrializado, mesmo biscoitos mais caros ou até mesmo importados.

Vamos relembrar o sabor da nossa infância, e experimentar o biscoito “Orechki”.

Bebida "Compot"

 Compot – a bebida que cada russo conhece da sua infância. E a bebida que finalizava com “chave de ouro” cada refeição. Falavam exatamente assim: "a entrada, primeiro prato, segundo e compot!".

A compot é uma bebida tradicional para os povos da Europa Oriental e da Rússia, servida como sobremesa e combina em si o caldo e xaropes de várias frutas. Esta bebida no começo do século 18, quando veio para Rússia, considerada a bebida das festas e muitas vezes foi servida na mesa de Natal. Em sua terra natal, a França, ela apareceu muito mais cedo, na forma de purê, que agora pode ser comprado nas ruas estreitas, as mais românticas do país.

Passando de mesa em mesa, compota imediatamente virou “paixão” das pessoas mais simples e tornou-se uma das principais refeições, durante as refeições. A vantagem desta bebida consistia no fato de cozinhar ela com o uso de açúcar, e sem ele, mantendo o máximo de qualidades úteis utilizado matérias-primas, o sabor e o aroma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;