Economia Titulo Emprego
Vagas temporárias crescem 14% na região

Grande ABC reúne 1.140 oportunidades de trabalho para reforçar comércio neste fim de ano

Por Vagner Aquino
Do Diário do Grande
03/11/2017 | 07:27
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com a aproximação do fim do ano, cresce a procura por trabalho para levantar dinheiro extra e passar as festas. Além da busca natural a partir deste mês, o fantasma do desemprego faz com que a demanda por vagas temporárias para reforçar o atendimento no Natal aumente. Projetando maior movimento neste ano devido aos sinais de restabelecimento da confiança do consumidor e retomada da economia, o comércio da região disponibiliza pelo menos 1.140 postos, volume 14% maior do que em 2016, quando cerca de 1.000 foram abertos.

Assim como no ano passado, no entanto, o período de trabalho continua menor, já que a maior parte dos estabelecimentos irá contratar apenas entre 1º e 31 de dezembro. A diferença está na maior chance de efetivação para 2018.

Nos anos anteriores, o usual era admitir em novembro ou, em alguns casos, em outubro. O volume de chances também era muito mais expressivo, à exceção de 2015, período crítico da crise que manteve média de 1.000 postos. Em 2014, porém, havia praticamente o dobro de vagas, 2.100, e, em 2013, quase quatro vezes mais, 4.067.

ONDE BUSCAR - Boa parte das oportunidades disponibilizadas para reforçar o Natal de 2017 estão nos complexos de compras da região. Só o Mauá Plaza Shopping tem estimativa de 390 contratações temporárias para o fim do ano. De acordo com o estabelecimento, a expectativa é de efetivar 15% do montante – cerca de 60 pessoas. E a projeção decorre justamente da maior perspectiva de vendas, de 8,5%, se comparado com o ano anterior.

O maior número de ofertas concentra-se nas áreas de atendimento, vendas, gerência, caixas e estoquistas. Para concorrer a uma vaga é preciso cadastrar o currículo no site www.mauaplaza.com.br, acessar a área ‘Trabalhe Conosco’ e preencher as informações solicitadas. A administração do shopping não recebe currículos.

Em Diadema, o shopping Praça da Moça prevê a abertura de 150 postos. Para se candidatar, o interessado deve cadastrar o currículo no site www.shoppingpracadamoca.com.br/oportunidade.asp. Outro caminho é levar versão impressa diretamente nas lojas.

Os demais centros de compras da região não levantaram números de oportunidades, e informaram que o processo seletivo é feito pelos próprios comércios. O Atrium Shopping, de Santo André, afirmou que para se candidatar a chance no posto do Poupatempo, o interessado deve acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e na área ‘Desejo trabalhar no Poupatempo’ procurar o contato da empresa responsável pela seleção, que é terceirizada.

A NVH Talentos Humanos, especializada em recrutamento e seleção para shoppings e centros comerciais, afirma disponibilizar cerca de 500 vagas temporárias para estabelecimentos do Grande ABC, que buscam por atendentes de loja, repositores, vendedores, operadores de caixa e demais posições relacionadas a lojas de varejo. Os salários podem variar entre R$ 1.200 e R$ 1.600, de acordo com o cargo. A experiência exigida também varia conforme a função. Para os interessados, basta realizar cadastro por meio do site www.nvh.com.br.

“Mantivemos o número de vagas, salários e benefícios do ano passado, entretanto, a boa nova deste ano é a real possibilidade de efetivação, caso o colaborador tenha apresentado boa performance no período de atuação”, aponta Indianara Ferreira, diretora de Customer Success da empresa. “Para o varejo não tivemos impacto negativo, ou seja, preservamos o volume e, em alguns clientes, conseguimos aumentar o percentual de posições.”
A alta de 28,5% no total de vagas oferecidas entre junho e setembro, em comparação ao mesmo período em 2016, estimulou shoppings, supermercados e comércios de rua do Grande ABC a captarem, por meio da Luandre, 100 profissionais temporários para atuarem como atendente, assistente de crédito, embalador, estoquista, etiquetador, caixa, fiscal de loja, promotor de vendas, repositor e vendedor.

De acordo com a empresa, as perspectivas são muito boas, pois, segundo estudos realizados pela Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), a previsão é de contratar 115 mil trabalhadores temporários em todo o País, 5,5% mais ante 2016. Para se inscrever às vagas, o candidato deve acessar o www.luandre.com.br.

CONCORRÊNCIA - Em relação ao aumento da procura, Indianara ressalta que, em 2016, havia cerca de 1.500 candidatos para 500 vagas disponíveis na região. Hoje, o número saltou para 2.000 pessoas. Talvez, por isso, esteja difícil conseguir participar dos processos seletivos, apesar da oferta. É o que alega a estudante Laís Coyado, 21 anos, que começou recentemente a busca por postos temporários, em sites de emprego, para atuar no comércio no fim do ano. “Ainda não tive retorno. Geralmente, há mais de 50 candidatos para uma vaga. Não está fácil!”

Por isso, ao conseguir a chance, a dica é se dedicar ao máximo, uma vez que, “em 2016, tivemos absorção de 83% dos profissionais selecionados, número que, dependendo do desempenho dos colaboradores, pode até aumentar”, garante Indianara. Os processos seletivos da NVH se estendem até a segunda quinzena de novembro.


Currículo detalhado e boa apresentação são essenciais

“O currículo é a principal ferramenta para que o colaborador seja convocado para possíveis oportunidades”, enfatiza Indianara Ferreira, diretora de Customer Success da NVH Talentos Humanos. De acordo com ela, esta é a principal dica para obter sucesso na busca por emprego.

“O documento deve ter clareza e detalhamento de informações pessoais e experiências profissionais, pois é por meio disso que o selecionador saberá se o profissional está ou não no perfil da vaga”, salienta ela. Depois disso, é importante que o colaborador conheça a empresa. “Entre no site, avalie e procure conversar com pessoas que atuem no ramo de interesse a fim de saber, também, sobre o comportamento ideal e as diretrizes para entrevista. Isso é essencial para evitar surpresas desagradáveis no futuro.”

Na entrevista, há série de pontos relevantes para obter sucesso. O principal deles é trabalhar com a verdade. Ser transparente e questionar tudo sobre a empresa é algo bem visto. Além disso, sempre é importante se preocupar com a aparência. “É fundamental ter cuidado com higiene, limpeza, bom marketing pessoal (barba, roupas, unhas), comportamento e postura.”

E, no processo seletivo em si, a cartada é demonstrar proatividade e interesse. Por exemplo, no caso de vaga para vendedor, habilidade com comunicação é bem quista. Sempre respeite os demais, mas transpareça suas principais competências e habilidades, pois ali é o momento decisivo. “Quanto mais conseguir explorar isso, maiores as chances de conquistar sucesso no que busca”, esclarece Indianara.

No mais, deve-se estar sempre atento às possibilidades, ter ambição, falar sobre questões pessoais e dar ao selecionador overview sobre si, de maneira clara e transparente.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;