Setecidades Titulo Santo André
Semasa amplia coleta comunitária porta a porta em núcleos habitacionais
Do Diário OnLine
01/11/2017 | 16:46
Compartilhar notícia
Divulgação/Semasa


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ampliou o serviço de coleta comunitária porta a porta realizada em núcleos habitacionais na cidade. A coleta foi implantada este ano no núcleo do Jardim Cristiane, e ampliada no núcleo Capuava, onde o trabalho foi iniciado ano passado. Ao todo, são mais 380 famílias que passaram a ser beneficiadas. Atualmente, a coleta comunitária porta a porta atende 115 núcleos e áreas de difícil acesso.

No núcleo do Jardim Cristiane, próximo à Praça da Mocidade, são cerca de 130 famílias que agora contam com serviço de coleta comunitária de resíduos úmidos porta a porta. As ruas da comunidade estão sendo atendidas com um caminhão compactador sempre às terças, quintas e sábados, a partir das 7h. E para as pequenas vielas, onde o veículo não consegue entrar, a recolha dos resíduos é feita por meio da ‘puxada’.

Antes, os moradores depositavam o lixo em esquinas do bairro que eram atendidas pelo caminhão. A partir da implantação da coleta porta a porta, os moradores passam colocar o resíduo em sacos em frente de suas casas sempre nos dias e próximo do horário do caminhão.

Já no Capuava, o Semasa ampliou a coleta porta a porta este ano intensificando as ações de mobilização e orientação das cerca de 250 famílias que vivem no núcleo próximo à Avenida dos Estados. Naquela comunidade, o serviço passou a funcionar no ano passado, mas a autarquia registrou baixa adesão dos moradores, que continuaram a depositar o lixo em caçambas ou de forma irregular. Assim, a partir de agosto, a equipe do Semasa promoveu nova orientação aos munícipes, ressaltando que a coleta porta a porta já era prestada e, além disso, ampliou de três para cinco vezes por semana a passagem do caminhão de lixo orgânico no local. Agora, o serviço porta a porta ocorre de segunda a sábado, sempre a partir das 7h. Na parte baixa do núcleo, a coleta é feita com o caminhão-gaiola e, na parte alta, com o caminhão compactador. Nas vielas em que o caminhão não consegue entrar, a coleta também é feita por ‘puxada’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;