Setecidades Titulo USCS Day
Universidade abre as portas para a comunidade

Em evento, interessados conheceram cursos e docentes, além das dependências da instituição de ensino

Por Marcela Munhoz
29/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Escolher que profissão seguir não é tarefa fácil. Por isso, é importante pesquisar sobre os cursos, falar com professores e ex-alunos para tomar tal decisão. Por essa razão, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) abriu suas portas ontem, das 10h às 16h. A primeira edição do evento, chamado de USCS Day, contou com cerca de 3.000 visitantes. “Quisemos abrir as portas da instituição para a comunidade. Não podemos esquecer que a USCS é um órgão público e muito importante na região. É legal que as pessoas conheçam nosso serviços. Além disso, ano que vem, em agosto, completamos 50 anos de existência”, comenta o pró-reitor da USCS, Leandro Prearo.

A estudante do Ensino Médio, Luana Mesquita, 21 anos, aproveitou a oportunidade e fez teste vocacional – um dos serviços oferecidos no evento. “Quero fazer algum curso de Humanas, acredito que vou seguir os passos da minha tia na administração. Já conhecia o campus, e por isso mesmo quis vir participar.”

Os estudantes presentes puderam realizar gratuitamente inscrição para o vestibular desse ano nos computadores da própria unidade (a inscrição custa R$ 50 e vai até dia 6 de dezembro; a prova acontece dia 10 do mesmo mês). Ao todo, cerca de 500 foram feitas, com exceção do curso de Medicina, cujo vestibular é realizado pela Vunesp com taxa de R$ 350.

Aproveitando a gratuidade e já pensando no futuro, Alison Castilho Teixeira, 17, de Ribeirão Pires, apesar de não ter terminado o Ensino Médio, fez seu cadastro para o vestibular apenas para ver como é a prova e que posição ficará. “Estou pensando lá na frente e quero estar bem preparado. Quem sabe consigo passar no curso de Ciências da Computação nessa Universidade”, questiona ele. Além dos cerca de 30 cursos oferecidos, em 2018, quatro novos fazem parte das opções: Odontologia, Arquitetura, Jogos Digitais e Comunicação Institucional.

Medicina lidera preferência de jovens
De acordo com o pró-reitor da USCS, Leandro Prearo, Medicina é o curso com maior procura. Presente na instituição há 4 anos, 120 novos alunos fazem essa escolha anualmente. A universidade tem, no total, 8.000 estudantes matriculados a cada ano, sendo que cerca de 2.000 ingressam todos os anos, mas o número se mantém já que há os que se formam.

Na sequência dos cursos mais procurados estão Direito, Psicologia e Administração. “Acredito que o crescimento paulatino pela procura do curso de Direito se deva aos problemas que o País enfrenta, com corrupção. A mídia mostra a importância dos profissionais de Direito. Alguns juízes são protagonistas, assim como advogados, procuradores da República e isso chama muito atenção dos adolescentes. Mas, vale destacar, que esse curso, em sua maioria, é opção de pessoas já graduadas em, por exemplo, Economia, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia e Medicina, por mais incrível que possa parecer. É uma base de complemento a carreira”, conta Robinson Henriques Alves, gestor do curso de Direito na USCS.

Ainda aberto a muitas possibilidades, Renan Mizobe, 17 anos, também marcou presença no USCS Day junto da família. Seu sonho é ser designer de games. “Gosto de computador e jogos, mas vi que posso fazer Ciências da Computação.” Sua mãe, a auxiliar de escritório Angela Ymamura, 46, apoia o filho. “Queremos que ele tenha certeza e estamos do lado dele. Duas coisas que falo muito é: faça o que você gosta e assim terá sucesso, mas não deixe de estudar, porque hoje isso é tudo”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;