Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 12 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Hora de doces e travessuras

André Henriques  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Em diversos países, muitas crianças estão ansiosas para comemorar o Halloween, nesta terça-feira (31)


Tauana Marin
Diário do Grande ABC

29/10/2017 | 07:00


Fantasias, doces e muitas brincadeiras. Em diversos países, muitas crianças estão ansiosas para comemorar o Halloween, o Dia das Bruxas, no dia 31 (terça-feira). A data tem origem em festividade criada há mais de 2.000 anos pelo povo celta (na Europa) para celebrar o Ano-Novo e agradecer as boas colheitas. Chegou ao Brasil nas últimas décadas por influência da cultura norte-americana, uma vez que o dia é muito especial nos Estados Unidos e sempre mostrado em filmes, seriados e animações.

“Acho muito legal participar da festa, com os doces e a decoração. Gosto de me fantasiar também”, diz Ana Luiza Suemi Bittencourt, 9 anos, que faz inglês há três anos na unidade Santo André da Skill Idiomas. Na escola, os alunos falam sobre o tema, aprendem vocabulário típico, participam do baile e aproveitam para brincar com acessórios festivos. “Não tenho medo. Sei que é uma tradição. Já assisti a filmes e gosto das bonecas do Monster High.”

Sua amiga de escola – e xará – Ana Luiza Gavazzi dos Santos, 9, se diverte bastante com a chegada da data. “Não sou fã de filmes de terror, mas gosto desse dia (o Halloween), de comemorar na escola. Já vim fantasiada de bruxa e de abóbora. É muito divertido”, afirma.

A criatividade é um dos pontos mais legais durante a festividade. Davi Coriteac, 8, deixa as fantasias mais usadas de lado e elegeu a roupa do personagem Darth Vader (famoso vilão da saga clássica de Star Wars). “Ele é sombrio e acho que combina com o dia 31. Já vim à escola vestido de Capitão América e de Homem de Ferro também. Posso ser quem eu quiser”, explica o menino, que estuda inglês na Countdown Idiomas, em São Caetano.

No mesmo local, Maria Eduarda Mori, 8, irá participar pela primeira vez da festa. “Já aprendi que o Halloween tem muitos doces e brincadeiras de assustar.” Em sala de aula, os grupos aprendem detalhes sobre a origem da data e suas características.

Entre os filmes preferidos da criançada para ver no período do dia 31, destaque para os dois Hotel Transilvânia, comentados por alguns dos pequenos entrevistados. A trama gira em torno de família de vampiros que hospedam amigos monstros e acabam se relacionando com seres humanos. “Adoro ver os filmes e colocar doces nas abóboras”, conta Fabrizio Montanari Gomes, 6.

Ícone do folclore brasileiro, Saci também é festejado

Além de ser data especial que marca a chegada do Dia das Bruxas de maneira internacional, o dia 31 de outubro também presta homenagem a um dos principais símbolos do folclore nacional. No Brasil, a terça-feira celebra o Dia do Saci, o menino negro que tem uma perna só e que sempre usa um gorro vermelho. Essa lenda foi criada há mais de 200 anos pelos índios e diz que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento.

Monteiro Lobato (1882-1948) foi o primeiro escritor a dar vida ao Saci-Pererê nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Tanto nos livros quanto no programa de televisão ele aparece em diversas aventuras.

A escolha de datas para festejar personagens folclóricos brasileiros foi oficializada em 2003 em algumas cidades. O objetivo é fortalecer a Cultura brasileira.

VAMPIRINA. A nova série do canal pago Disney Junior estreia na terça-feira, às 19h15, e apresenta a história da vampirinha que dá nome ao programa. Junto com a família, se muda da Transilvânia para uma cidade comum com o desafio de fazer amigos na escola da nova cidade e viver entre os humanos. Vampirina tenta imitar os colegas, mas, ao longo do tempo, percebe o quanto é importante manter as diferentes características próprias, o que torna cada pessoa única. Cada episódio reúne duas pequenas histórias de 11 minutos.

A Netflix acaba de disponibilizar a primeira temporada da animação ‘Super Monstros em Ação’. Os capítulos mostram filhos de criaturas famosas aprendendo a lidar com seus poderes;

Nos Estados Unidos, crianças passeiam pelas ruas e tocam nas casas atrás de doces ou travessuras.

Consultoria das professoras de inglês Ana Beatriz Tiemi Kayo (Skill Idiomas Santo André) e Fabiane Regina Montanari (Countdown Idiomas São Caetano).

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados