Turismo Titulo Turismo
Vai em um pé e volta no outro

Destacamos algumas cidades que ficam
a menos de duas horas do Grande ABC

Marcela Munhoz
12/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


Se você é daqueles que não aguentam ficar em casa e querem aproveitar a folga, nem que seja de um dia, para conhecer um destino diferente, vai se identificar. Já parou para dar uma chance às cidades que ficam próximas à Região Metropolitana de São Paulo? Muitas estão localizadas a menos de duas horas, ficam perto de boas rodovias e possuem passeios convidativos.

Em Jundiaí e São Roque, por exemplo, quem gosta de vinho vai se deliciar. Já em Taubaté é possível voltar a ser criança durante visita ao Sitio do Pica Pau Amarelo e lembrar tempos bons no cinema em espaço dedicado ao Mazzaropi. Em Bragança Paulista dá para comprar a tradicional linguiça e em Miracatu e Jacareí os parques abrigam belos exemplares de fauna e flora. Não ficou satisfeito? Itu é sempre opção pelo título de ser a cidade ‘das coisas grandes’ – o orelhão no centro da praça principal é alvo de fotos há décadas – e por ser endereço de lindas e históricas igrejas.

Tem muita coisa bacana para conhecer. A maioria é cercada por natureza exuberante, conta com museus bem interessantes, é rica em igrejas históricas e, claro, oferece gastronomia de tirar o chapéu. Nossos vizinhos do Interior e Litoral, aliás, esperam feriados como o de hoje para receber novos visitantes e fomentar o turismo local. Prepare a mochila, dê uma boa checada no carro, acorde cedo e desbrave as novas possibilidades.

MIRACATU – Parte da Serra do Cafezal – localizada na Mesorregião do Litoral Sul Paulista – a ‘terra de gente boa’ (tradução do tupi-guarani) oferece opções para os amantes da natureza. Entre os destaque estão as cachoeiras do Canta Galo, da Pedra Grande e do Faú. Tem passeio pelas corredeiras de Biguá. No centrinho, não deixe de visitar o Museu Municipal Pedro Laragnoit, que resgata a história da colonização do Vale do Ribeira, com peças raras, curiosidades e escritos. A entrada é gratuita.

ITU – A cidade das ''coisas grandes'' é muito forte também no turismo rural, com visitação a fazendas, como a do Capoava ou Chácara do Rosário. Chamada de Roma brasileira, possui muitas igrejas. Vale visitar a Candelária, considerada o maior monumento barroco do Estado. Coloque na lista passeios à Fazenda de Chocolate, ao Parque do Varvito e aos museu Republicano, da Música, do Quartel e da Energia.

JACAREÍ – O Parque da Cidade, com entrada gratuita e wi-fi liberado, é apenas um dos bons motivos para visitar a ‘cidade dos jacarés’, assim como o Parque dos Eucaliptos. Ali por perto fica a Represa da Jaguari, que conta com mirante e pesqueiros. Dê um passeio tranquilo pelas igrejas – com destaque para a de Nossa Senhora do Bonsucesso, a Matriz da Imaculada Conceição e a do Avareí. Não deixe de dar uma passada também no prédio da Antiga Estação Ferroviária e visite o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, que fica no Solar Gomes Leitão, tombado em 1978.

BRAGANÇA PAULISTA –Se você gosta de um bom churrasco, certamente já experimentou a linguiça bragantina. A cidade, além de promover festa para exaltar a especiaria e ser produtora de respeitáveis cachaças, também oferece outros passeios bacanas como visitas a sítio arqueológico, duas estações de trem, enorme represa, diversos parques, museus (o do telefone é muito interessante), uma dezena de igrejas, mercadão e boa infra-estrutura para a prática de esportes radicais (vá até as regiões do Guaripocaba e Leitesol). Bragança, a Cidade da Poesia, tem também o Estádio do Clube Atlético Bragantino, o Nabizão. Passe para tirar uma selfie com enorme estátua de leão de madeira que fica em frente.

SÃO ROQUE – O vinho e a alcachofra são as grande estrelas do destino, que possui a estrada e o roteiro do vinho (este existe há mais de 15 anos). O visitante vai parando nas vinícolas pelo caminho, contemplando a natureza e degustando delícias, que vão desde pastel de Belém a almoço italiano reforçado. Tem para todos os gostos. Entre uma vinícola e outra é possível andar de pedalinho, praticar pesca esportiva, andar a cavalo e visitar fazendas. E se pretende escolher opção mais aventureira, São Roque também oferece. O Ski Mountain Park e sua famosa pista de neve são bem procurados, assim como tirolesa e arvorismo.

TAUBATÉ – A Capital Nacional da Literatura Infantil tem Monteiro Lobato como estrela. O Sitio do Pica Pau Amarelo, onde nasceu o escritor, é um dos principais pontos turísticos. Mazzaropi também tem museu para chamar de seu com acervo de mais de 20 mil itens. Quem for à cidade não pode deixar de visitar o Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e Cristo Redentor, com seus 21 metros de altura.

JUNDIAÍ – O destino é bem urbano com diversas possibilidades que qualquer cidade grande tem, mas também surpreende pelos passeios na natureza. O Jardim Botânico é bonito e a Fundação Serra do Japi, imperdível. O turismo rural é elogiado, com destaque para a Rota da Uva. São 27 estabelecimentos que recebem os visitantes para degustação e aulas sobre a produção da bebida. Existem até monitores que realizam tour, com saída da estação de trem Jundiaí.

LITORAL – Várias cidade do Litoral de São Paulo ficam a menos de duas horas do Grande ABC. Santos, por exemplo, tem passeios muito interessantes como o Museu do Pelé e a degustação de café em bondinho original. O Guarujá, por sua vez, recebe milhares de visitantes em seu aquário. O Acqua Mundo é considerado o maior do gênero na América do Sul, com mais de 170 espécies de peixes, répteis, aves e invertebrados.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;