Automóveis Titulo
Vai viajar no feriado? Veja como preparar os pneus para pegar a estrada
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
10/10/2017 | 09:38
Compartilhar notícia


Se você pretende aproveitar o feriado para cair na estrada, melhor checar os componentes do carro para evitar imprevistos ao longo do caminho. Os pneus, por exemplo, não podem ficar de fora da revisão. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) separou sete dicas para quem quer viajar em segurança e sem esquentar a cabeça.

LEIA MAIS: Empresa oferece checagem grátis da suspensão na capital paulista
Boletim técnico: aprenda a escolher uma boa oficina mecânica

Calibre seus pneus
Os pneus devem ser calibrados semanalmente, sempre quando ainda estiverem frios. Dirigir com a pressão abaixo do recomendado faz com que a direção se torne mais pesada, causa mais desgaste dos pneus e aumenta o consumo de combustível. Dependendo da quantidade de passageiros e do peso da bagagem, pode ser necessário aumentar a pressão. Leve também em consideração que os pneus dianteiros e traseiros podem ter pressões diferentes. É importante ressaltar que a calibragem deve ser feita de acordo com as indicações do manual do veículo.

Verifique o TWI
TWI (Tread Wear Indicator) é o nome técnico da saliência com 1,6 mm que está nos sulcos do pneu. Ela representa o limite de segurança e, caso o desgaste do pneu esteja próximo ou atinja esse indicador, significa que já está na hora de trocá-lo. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”. A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal, por isso, o veículo pode ser apreendido.

Não esqueça do estepe
O estepe até pode ficar guardado a maior parte do tempo, mas não é por isso que devemos esquecer dele. O pneu reserva tem que estar sempre pronto para ser usado caso seja necessário. Por isso, verifique a pressão e o desgaste dele antes de pegar a estrada.

Aproveite para fazer o rodízio dos pneus
Se verificar que o desgaste dos pneus está irregular, faça o rodízio antes de viajar. Além disso, o rodízio também melhora a estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O processo deve ser feito de acordo com as indicações do manual do veículo e varia mediante o tipo de pneu e de veículo.

Veja se precisa fazer alinhamento e balanceamento
Rodou mais de 10 mil quilômetros? Sentiu vibrações ou o veículo puxar para um lado? Sofreu um impacto mais forte? Faça o alinhamento das rodas e o balanceamento. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas entre si e em relação ao solo. Já o balanceamento equilibra o conjunto de pneus e ainda evita vibrações em determinadas velocidades.

Atenção ao excesso de peso
Os pneus são feitos para suportar cargas pesadas, mas também têm seu limite. O excesso de peso compromete a estrutura do pneu. Siga sempre as recomendações do fabricante do veículo.

Cuidado com derivados de petróleo e solventes
O contato com derivados de petróleo e solventes não é benéfico para os pneus, já que atacam a borracha. Esteja atento para não estacionar sobre poças de óleo e verifique se os produtos usados nas rodas possuem alguns destes elementos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;