Economia Titulo
Tarifas aéreas pressionam inflação de serviços, revela IBGE no IPCA
06/10/2017 | 12:41
Compartilhar notícia


O aumento de 21,90% nas tarifas aéreas em setembro pressionou a inflação de serviços dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação de serviços acelerou de 0,01% em agosto para 0,50% em setembro. A taxa acumulada em 12 meses subiu de 4,81% para 4,99% no período.

Por outro lado, as quedas na energia elétrica (-2,48%) e na tarifa de ônibus urbano (-0,97%) arrefeceram o ritmo de alta da inflação de bens e serviços monitorados, que passou de 1,73% em agosto para 0,24% em setembro.

"A queda na energia elétrica praticamente anula o aumento na gasolina (2,22%)", observou Fernando Gonçalves, gerente na Coordenação de Índices de Preços do IBGE.

A taxa acumulada em 12 meses pela inflação de bens e serviços monitorados diminuiu de 6,26% em agosto para 6,12% em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;