Economia Titulo
Novo regime automotivo atrasa
03/10/2017 | 21:53
Compartilhar notícia


Após seis meses de negociações entre governo e entidades da indústria automobilística, a política setorial que vai substituir o regime automotivo condenado pela Organização Mundial (OMC) a partir do ano que vem parou no Ministério da Fazenda e, ao contrário do previsto, não foi lançada nesta terça-feira, 3.

O Planalto avalia, porém, ter mais tempo para trabalhar no novo programa, com base no entendimento jurídico manifestado pela Casa Civil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional de que medidas de redução de imposto não dependem de "noventena", a regra segundo a qual mudanças tributárias devem ser publicadas 90 dias antes do início de sua vigência.

Essa é uma condição válida enquanto o regime atual estiver em vigor - ou seja, até 31 de dezembro, período em que continuará valendo a sobretaxa criada pelo Inovar-Auto, como se chama o programa em curso, que aumentou em 30 pontos porcentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis importados.

O governo teria, então, todo o quarto trimestre para publicar a proposta na mesa de diminuir essa sobretaxação para 10 pontos porcentuais, evitando que o Inovar-Auto acabe sem ter um substituto imediato. Num modelo parecido com o regime atual, a ideia é que montadoras e importadores sejam obrigados a aceitar certas condições - como melhorar a eficiência energética e a segurança dos carros - para eliminar essa cobrança.

Porém, se nada for feito, o Inovar-Auto deixa de vigorar no dia 1º de janeiro e, junto com ele, a aplicação do IPI extra deixa de ter efeito. Um carro popular, por exemplo, voltaria a ter a alíquota normal de 7%, em vez dos atuais 37%. Nesse caso, para aplicar a proposta dos 10 pontos porcentuais, o governo teria que voltar a subir o tributo e, aí sim, seria obrigado a cumprir com a regra da "noventena". Na melhor das hipóteses, o novo regime só passaria a valer, então, no segundo trimestre de 2018.

Até então, a avaliação era de que o regime que está sendo formatado em Brasília, chamado de Rota 2030, precisaria ser publicado até esta terça para que suas regras entrassem em vigor logo após o fim do Inovar-Auto.

No entanto, a publicação atrasou porque, preocupado com o impacto fiscal, o Ministério da Fazenda não só descarta renovar incentivos a investimentos em pesquisa e desenvolvimento dados a montadoras, que representam uma renúncia anual de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos, como vem mostrando resistência à base tributária do programa: os 10 pontos extras do IPI.

A intenção do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) era apresentar oficialmente nesta quarta, 4, à imprensa o novo regime, junto com representantes das associações setoriais: Anfavea, representante das montadoras, Sindipeças, que representa a indústria de autopeças, e a Abeifa, associação das marcas de carros importados. Um auditório na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, chegou a ser reservado, mas o evento foi cancelado.

Não há reuniões marcadas entre os ministérios para discutir o assunto nos próximos dias. Nos últimos encontros, representantes do Ministério da Fazenda, onde está atualmente o projeto e que não comenta o assunto, chegaram a questionar a necessidade de uma política especial a montadoras. Segundo um dos negociadores do setor privado, o Rota 2030 voltou à estaca zero diante do posicionamento mostrado por representantes da pasta de derrubar propostas que são fruto das reuniões semanais realizadas desde abril por seis grupos de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;