Esportes Titulo Segundona estadual
EC S.Bernardo perde e é vice-campeão da Segundona estadual
Francisco Lacerda
Do Diário do Grande ABC
01/10/2017 | 07:18
Compartilhar notícia


 É vice-campeão! Já garantido na Série A-3 do Campeonato Paulista do ano que vem, e precisando da vitória por qualquer placar após empate (1 a 1) na primeira partida da final da Segunda Divisão do Paulista, o EC São Bernardo não resistiu ao Manthiqueira, dono da melhor campanha na fase de classificação, e perdeu, por 2 a 1, ontem à tarde, no Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, Interior do Estado e, assim, deixou escapar o que poderia ser o primeiro título nos 89 anos de existência do clube, o mais antigo do Grande ABC.

Em jogo de duas equipes iguais tecnicamente, o Cachorrão sentia mais dificuldades. Ora pela pressão da obrigação da vitória, ora pelas irregularidades do gramado e, ainda, por não ter entrado no jogo tão ligado quanto o adversário. Esticadas de bola, que quicava demais devido às condições ruins do campo, facilitavam a vida do Manthiqueira. O time do Interior, mais acostumado ao Dario Rodrigues, tinha defesa bem postada, meio com boas trocas de passes e ataque agressivo, com Pedrinho infernizando a zaga do Cachorrão. Assim, pressionando e aproveitando o fato de jogar em casa, para mais de 5.000 torcedores, empurrava o time do técnico Ricardo Costa para trás. Dessa forma fez o dois gols, ambos na etapa inicial. O primeiro, aos cinco, com Léo Costa, na marca do pênalti, após cruzamento da direita de Pedrinho, e, o segundo, aos 16, com Vitor Ono, de bate-pronto, após roubada de bola à frente da área. Ainda houve desvio na zaga, sem chances a Kaique.

Faltava eficiência ao ataque do EC São Bernardo. Ainda assim diminuiu, aos 33. Dênis levantou cobrança de falta na área, Alan Bahia se antecipou a Adalberto e, de cabeça, estufou a rede, fazendo o único do Bernô e o sétimo dele na Segundona.

No segundo tempo, o EC São Bernardo cresceu, teve mais volume de jogo e não deixou o Manthiqueira jogar. A pressão, no entanto, surtia pouco efeito, já que as bolas alçadas à área, artifício bastante usado pelo Cachorrão, eram facilmente neutralizadas pela zaga adversária. Tanto que os dois únicos perigos de gol do time da região foram com Pedro Hulk, aos 25 e aos 40, ambos de cabeça. Muito pouco para o Vovô do Grande ABC, que lutava para, pela primeira vez na história do clube, gritar ‘é campeão’.

Para o técnico Ricardo Costa, mal início determinou revés no Interior

Para o técnico do EC São Bernardo, Ricardo Costa, os primeiros 16 minutos da final de ontem, quando o Cachorrão já perdia por 2 a 0 – o que dificultou ainda mais, pois o Manthiqueira jogava pelo empate após igualdade na primeira partida e melhor campanha na fase de classificação –, foram determinantes para a derrota e, consequentemente, a perda do título da Segundona do Paulista. “Nosso início foi muito mal. Início que não estávamos acostumados a fazer. Dois gols rápidos foram muito difíceis de reverter. Na segunda etapa, com time mais ofensivo, a gente conseguiu ficar martelando e tivemos grandes chances de fazer o gol. A gente está triste por não ter sido campeão, mas acho que o primeiro objetivo do clube, que era o acesso, em campeonato muito difícil, foi conseguido. Todos estão de parabéns.”

Desde o início da Segundona, em abril – vitória por 2 a 0 sobre o Guarulhos, fora de casa – o Cachorrão se mostrou protagonista, além de fazer o artilheiro do torneio (Felipinho, 14 gols). Para a diretoria, objetivo agora é a elite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;