Economia Titulo
IBGE: altas em refino de petróleo e indústrias extrativas puxaram elevação no IPP
27/09/2017 | 13:25
Compartilhar notícia


Os reajustes nos preços das atividades de refino de petróleo e das indústrias extrativas puxaram a alta de 0,31% registrada pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) de agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, os produtos dos segmentos de alimentos e de outros produtos químicos ficaram mais baratos, limitando um avanço maior na inflação do mês.

Entre as 24 atividades industriais pesquisadas no IPP, 11 apresentaram variações positivas em agosto. As quatro maiores altas foram registradas em refino de petróleo e produtos de álcool (6,48%), indústrias extrativas (6,21%), perfumaria, sabões e produtos de limpeza (3,06%) e bebidas (1,81%).

Na direção oposta, as quedas mais acentuadas foram as de outros produtos químicos (-2,06%), alimentos (-1,62%), fumo (-1,23%) e metalurgia (-1,15%).

Em termos de influência, as maiores pressões para a formação total da taxa do IPP foram de refino de petróleo e produtos de álcool (0,64 ponto porcentual) e indústrias extrativas (0,19 ponto porcentual).

As contribuições que evitaram um avanço maior na inflação foram de alimentos (-0,33 ponto porcentual) e de outros produtos químicos (-0,20 ponto porcentual).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;