Questão de Emprego Titulo Carreira
Contratações
Vanessa Aguiar
Gerente de Divisão da Robert Half
26/09/2017 | 07:19
Compartilhar notícia


1 – O que fazer para manter um grande talento na empresa?

Para manter os profissionais mais qualificados por perto, as empresas costumam investir na oferta de benefícios que vão além dos tradicionais, como o plano de saúde, por exemplo. Muitas companhias já entenderam que, para se destacar como uma empregadora em potencial, é preciso oferecer pacotes atrativos que incluam bônus por desempenho, bolsas de estudo, home office, plano de carreira, entre outros, além, é claro, de salários compatíveis com o mercado ou acima do que é praticado. Recentemente, a Robert Half fez um estudo (ICRH – Índice de Confiança Robert Half) que aponta aumento da confiança de profissionais e recrutadores no mercado de trabalho para os próximos meses. Por isso, o ideal é que as empresas iniciem ou intensifiquem as ações de retenção dos principais talentos e da contratação de profissionais qualificados antes que a procura aumente e a disputa por este perfil possa impactar em uma inflação salarial.


2 – Como escolher entre dois fortes candidatos?

Uma orientação nesses casos é ler nas entrelinhas do currículo ou do bate-papo com o candidato. Cuidado com sinais de alerta, como lacunas inexplicáveis entre empregos; excesso de mudanças de empresas; erros de digitação, gramática, informação ou ortografia; expressões que deem margem para interpretações ambíguas; e ausências de promoção, crescimento ou desenvolvimento profissional. Mas, não tire conclusões precipitadas. Uma breve ligação telefônica pode ajudar a esclarecer as possíveis preocupações. Em caso de contratação para posições estratégicas, que demandem um perfil profissional muito específico, considere terceirizar o serviço de recrutamento para otimizar o tempo da sua equipe interna e não perder profissionais talentosos para o mercado, em virtude de processos longos.


3 – Quais cuidados devo ter ao indicar pessoas conhecidos para uma vaga?

Algumas empresas aceitam que seus colaboradores indiquem conhecidos para vagas, mas antes de fazer isso você precisa se sentir seguro para indicar pessoas próximas. Caso você saiba que o profissional pode ter dificuldade de se adaptar à empresa, a indicação não vale a pena. Não seja insistente apenas para ajudar alguém ou porque quer que a pessoa trabalhe com você. E, se por algum motivo você não se sentir à vontade para entregar o currículo de algum conhecido ao RH (Recursos Humanos), explique suas razões ao candidato e não entregue.


4 – Aguardo o feedback de um processo seletivo. Até quanto tempo devo esperar?

O ideal é que após a entrevista você pergunte ao recrutador se ele já tem o cronograma do processo seletivo definido. Caso não tenha tido a oportunidade de fazer o questionamento, aguarde entre duas e três semanas. Se considerarmos que, em geral, os processos duram cerca de 15 dias, antes desse prazo é perfeitamente normal que a empresa não tenha um retorno. Porém, caso não receba nenhum contato, ligue na companhia para entender como está o processo.


5 – Como ter certeza que a proposta da empresa é boa?

É importante ter em mente que a definição de trabalho ideal é diferente para cada pessoa, por isso, apenas o candidato à vaga pode julgar se a proposta da empresa é boa ou não. A primeira recomendação é não avaliar a oportunidade apenas do ponto de vista financeiro. Outras questões, como horário de expediente, local e ambiente de trabalho, plano de carreira, perfil do gestor direto e as atribuições do cargo, ajudam na hora da decisão. Se estiver satisfeito com a maioria dos itens, provavelmente a proposta é boa para você. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;