Setecidades Titulo Santo André
Prefeitura presta contas do QualiSaúde
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
21/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O Programa QualiSaúde da Prefeitura de Santo André, que tem como uma das ações a modernização de sete equipamentos temporariamente fechados para reforma, teve prestação de contas apresentada ontem por representantes da administração municipal. A iniciativa foi lançada em julho e envolve também a informatização da rede de Saúde e capacitação de profissionais, entre outras medidas. A expectativa é investir até R$ 4 milhões.

Durante o balanço, a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, apontou os motivos que levaram a Prefeitura a interromper, de uma só vez, o funcionamento de cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Santo André e do Centro de Especialidades 3, para execução das obras de reforma, o que gerou polêmica.

“A gente queria algo que realmente mudasse a cara da Saúde em Santo André. Se fizesse em um equipamento, dos 63 que temos, teria um impacto pequeno. Então optamos por fazer, de forma muito responsável e consciente, as sete intervenções de uma vez.”

Das sete unidades, as obras já começaram nesta semana na UBS Bom Pastor[/01.TXTNORMAL] e na UPA Jardim Santo André, onde o prefeito Paulo Serra (PSDB) esteve para vistoriar os trabalhos e, por essa razão, não compareceu à coletiva de imprensa para apresentar balanço do QualiSaúde. As demais estão em processo de demolição e retirada de portas, janelas e revestimentos de piso. O prazo de entrega é até o fim de 2018, exceto a UBS Campestre, prevista para janeiro de 2019.

Entre as realizações apresentadas ontem está o reabastecimento de medicamentos, que alcançou 85%. “Quando chegamos, estava em 20%. A maioria do que falta já está licitada, é questão de até 50 dias para ter o abastecimento completo”, projetou Ana Paula.

PROTESTO

Na noite de ontem, audiência pública convocada pelo Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) para tratar do fechamento das sete unidades de Saúde virou ato contra o prefeito e a secretária de Saúde. Na manifestação, que ocorreu na Praça 4º Centenário, munícipes reclamaram que o fechamento das UBSs sobrecarregou outras unidades.

Vereadores na cidade, Willians Bezerra e Bete Siraque, além do deputado estadual Luiz Turco, todos do PT, estiveram presentes. O prefeito e a secretária também teriam sido convidados, mas não compareceram. Segundo os organizadores, o ato reuniu cerca de 400 pessoas.
(colaborou Junior Carvalho) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;