Política Titulo Santo André
PSB cobra vaga no secretariado de Paulo

Presidente da sigla em Sto.André pede retorno à lealdade; Aidan, Picarelli e Cicote são especulados

Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
20/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O PSB de Santo André começou a cobrar espaço no primeiro escalão do governo do prefeito Paulo Serra (PSDB). Após a definição do comando da sigla no município – Donay Neto foi reconduzido ao cargo até dezembro – a intenção é intensificar as negociações com o governo tucano.

Na visão de Donay, o partido encontra-se em compasso de espera. “Estamos no aguardo do governo sinalizar algo em relação a cargos. Até pelo tamanho do partido na cidade, a gente gostaria muito de fazer parte do primeiro escalão e a bola está com o governo, que precisa dar um retorno. Até o fim do ano é possível que tomemos uma decisão. Se formos ficar no apoio e na base, que seja recíproca por parte deles. Se isso não acontecer tomaremos outra postura. Não dá para defender incondicionalmente o governo sem essa definição”, alertou.

O PSB hoje tem o comando da autarquia Serviço Funerário, com o ex-vereador Sargento Juliano à frente, mas Juliano não é próximo da direção da sigla na cidade.

Por outro lado, o presidente da Câmara, o vereador Almir Cicote (PSB), entende que as discussões estão em ritmo natural. “Não temos prazo, não estamos solicitando isso ao prefeito e nem cobrando por espaço. Tenho uma relação próxima, de amizade e a contribuição já é dada no Legislativo. Temos sim dialogado em relação à composição no governo e essa conversa está se estendendo, o que é natural”, comentou o parlamentar.

O intenção de Cicote em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018 pode alterar esse projeto. “De minha parte essa discussão influencia, quero ocupar espaço na agenda política, sou pretenso candidato a estadual e isso entra em pauta. Mas não tem nada colocado pelo governo e nem objeção em relação à minha candidatura”, constatou.

Cicote teve o nome especulado na Unidade de Assuntos Institucionais, que faz a interlocução do Paço com os vereadores e atualmente é ocupada por Carlos Bianchin.

NEGOCIAÇÕES
O governo Paulo Serra, por sua vez, trabalha com a possibilidade de abrigar, além de Cicote, o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) e o ex-presidente da OAB andreense Fabio Picarelli (DEM). A estratégia da administração tucana seria a de ter as três figuras políticas atreladas ao projeto tucano, evitando assim possíveis candidaturas adversárias em 2020. O tema está em debate no núcleo duro do governo e ainda não há consenso sobre o ingresso dos três na Prefeitura.

Segundo fontes do Paço, Picarelli seria o mais próximo de integrar o primeiro escalão já nas próximas semanas. Em relação ao ex-chefe do Executivo, a negociação se dá para que o socialista ocupe a diretoria do CHM (Centro Hospitalar Municipal) ou do Hospital da Mulher. Um fator que poderia mudar essa intenção é a possibilidade de Aidan sair do PSB e encampar projeto de ser candidato a deputado estadual pelo Podemos, ex-PTN.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;