Política Titulo Despesas
Maciel assume FUABC e fala em ‘corte profundo’ de despesas

Secretário de Assuntos Jurídicos de S.Bernardo
vai presidir a Fundação neste momento de crise

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
20/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Secretário de Assuntos Jurídicos de São Bernardo, Carlos Maciel assumiu ontem oficialmente a função de presidente da FUABC (Fundação do ABC) e prometeu adotar “cortes profundos” para “recuperar o protagonismo nos serviços de Saúde”. A instituição passa por crise e com a qualidade dos serviços prestados em xeque pelos políticos que a contrataram.

Ex-vereador, Maciel ocupa a vaga de Maria Bernadette Vianna, indicação do prefeito andreense, Paulo Serra (PSDB), e que renunciou ao cargo no começo do mês. Bernadette havia assumido a direção da Fundação em fevereiro, no lugar de Cida Damaia, que havia sido indicada pelo ex-prefeito Carlos Grana (PT), de Santo André.

“A Fundação precisa retomar o equilíbrio econômico-financeiro para que possa cumprir sua finalidade e recuperar o protagonismo nos serviços de Saúde. É grande a importância exercida perante as unidades mantidas, como os hospitais e a Faculdade de Medicina do ABC, cujos serviços têm repercussão essencial em todo o Estado de São Paulo e, principalmente, no Grande ABC. Não é possível falar em Saúde sem que haja a união entre todos os entes responsáveis pela a Fundação”, disse Maciel, após a reunião extraordinária do conselho curador. “Retomar esse protagonismo demanda enorme sacrifício de todos.”

O novo presidente da FUABC projetou reduzir as despesas da entidade, cuja arrecadação está em R$ 2,2 bilhões, quantia inferior apenas aos orçamentos das prefeituras de Santo André e de São Bernardo. “Vamos ter que adotar cortes profundos. Não se resolve o problema de nenhuma organização sem uma gestão adequada, o que exige a tomada de medidas severas em relação a custos, despesas e eventual ampliação de negócios, para que a entidade posse se situar melhor no contexto de mercado em que atua.”

Advogado, Maciel chega à FUABC por indicação do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) – o Diário antecipou a mudança no dia 26 de agosto. Seu nome já havia sido apresentado ao secretário de Saúde do Estado, David Uip, que cobrou os prefeitos de Santo André, São Bernardo e São Caetano (José Auricchio Júnior, PSDB) maior atenção à instituição regional. Maciel fica à frente da FUABC até o fim deste ano, quando findaria o mandato de Bernadette. Em janeiro haverá nova apreciação de nome.

A presidência de Maciel provoca situação atípica na FUABC. Santo André, uma das prefeituras que mantêm a Fundação, não terá cargos na direção da entidade. São Bernardo contará com dois nomes: além de Maciel, o vice é Wagner Kuroiwa. A secretaria geral está sob responsabilidade de Adriana Berringer, de São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;