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Produtividade


Isis Borge
Gerente de divisão da Robert Half

19/09/2017 | 07:07


1 – Quais fatores podem interferir na produtividade de um funcionário?

Vários fatores podem interferir na produtividade de uma pessoa, desde uma noite mal dormida até uma mesa de trabalho desorganizada. Distrações com redes sociais, estresse, equipes mal gerenciadas, conflitos entre colegas de trabalho e comportamentos básicos, como deixar para mais tarde um problema que precisa ser resolvido na hora, não saber diferenciar o que é urgente do que é importante ou dificuldade em dizer ‘não’ para alguém da equipe.

2 – Quais são os prejuízos da baixa produtividade?

Os funcionários são a força motora de uma organização, por isso a baixa produtividade de alguns deles pode afetar as oportunidades de negócio da empresa, criar problemas na comunicação interna, aumentar o estresse no ambiente de trabalho e reduzir a qualidade das entregas.

3 – Home office é sinônimo de produtividade?

O home office pode garantir mais produtividade em menos tempo, mas desde que o profissional seja organizado e não se perca com distrações da rotina da casa. A flexibilidade de horário é atrativa, mas tem seu lado negativo. Adiar as tarefas com prazos mais longos para fazer coisas de interesse pessoal, por exemplo, pode fazer com que você precise trabalhar depois do expediente ou no fim de semana.

4 – Como a empresa pode contribuir para a produtividade dos colaboradores?

As pessoas trabalham com mais dedicação e de maneira mais produtiva em um ambiente de trabalho humanizado. A orientação para os gestores é reconhecer e respeitar o funcionário como um indivíduo. Alguns elementos básicos são: estrutura saudável e agradável, remuneração e benefícios compatíveis com o praticado pelo mercado, comunicação transparente entre gestores e funcionários, atenção às divisões de tarefas e oportunidades de crescimento.

5 – Como posso gerenciar o tempo de forma produtiva?

É possível ser mais produtivo com alguns hábitos simples:

- Reserve os últimos minutos do expediente para organizar as atividades do dia seguinte, assim, quando chegar ao trabalho, você saberá por onde começar;

- Comece o dia pelas atividades mais urgentes como uma maneira de baixar a ansiedade;

- Prefira agendar reuniões e compromissos no fim da manhã ou início da tarde, quando as tendências de interrupções são menores;

- Procure, na medida do possível, ter uma disciplina de agenda mais metódica, pois assim você saberá todos os dias o que deve ser feito, em qual horário e o tempo a ser gasto. Com essa organização, a tendência é que você otimize o tempo investido em cada atividade durante o dia de trabalho;

- Não tenha receio de dizer ‘não’, caso esteja com muito trabalho e avalie que o assunto a ser discutido não é relevante, ou pode ser debatido depois;

- Não faça grandes jornadas de trabalho com frequência, pois, com o tempo, acabará acumulando cansaço e, o que poderia ser feito em poucas horas, acaba demorando o dobro do tempo.  



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