Setecidades Titulo Questão do lixo
Estudantes veem reflexão como aliada

Escola Estadual Professor Evandro Caiafa Esquível recebeu ontem o Desafio de Redação

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
19/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Fazer pensar. Foram estas palavras que alunos utilizaram para resumir a 11ª edição do Desafio de Redação – concurso literário promovido pelo Diário – que esteve ontem na EE Professor Evandro Caiafa Esquível, na Vila Nogueira, em Diadema. Os estudantes tinham como tarefa a elaboração de texto com tamanho de 20 a 30 linhas sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia na iniciativa, que tem correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Entre os 1.300 alunos dos ensinos Fundamental 2 e Médio está a estudante Larissa de Moraes Lima, 15 anos, que mora em Diadema. Apesar de não saber exatamente o que colocaria no papel porque ainda organizava as ideias, a aluna do 1º ano do Ensino Médio ressaltou a importância da conscientização na questão do descarte do lixo.

“Há influência do ser humano do lixo jogado nos córregos, que é o descarte irregular. Podemos nos preocupar em reciclar, mas as empresas deveriam colaborar. Perto da minha casa tem um muro onde o pessoal joga entulho e coloca fogo. Fica horrível”, afirma a estudante,que pretende cursar Letras ou Jornalismo.

Para o aluno Guilherme Vieira de Sousa, 14, que deseja cursar Engenharia Mecânica, o tema é importante para melhorar o Grande ABC. “Vou ser bem objetivo e colocar que o descarte incorreto deixa as cidades feias. Vejo frequentemente as pessoas jogando lixo na rua ou terrenos baldios. Acho que o poder público deveria avisar na primeira vez e, na segunda, já dar uma multa.”

A atualidade do tema foi um dos principais pontos citados pela coordenadora Suzilaine da Silva Costa, 34 anos, que está na instituição há dois anos. Para ela, a proposta é fundamental porque desenvolve a escrita e estimula a elaboração de textos com foco voltado para os vestibulares. “Os professores trabalharam a produção de texto antecipadamente em sala de aula. O tema é importante para que eles se conscientizem sobre onde devem descartar o lixo”, considera.

O patrocínio do Desafio é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;