Setecidades Titulo Iniciativa
Programa fomenta trabalho de catadores
Bia Moço
Especial para o Diário
14/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Reciclagem, palavra diariamente ouvida nos últimos anos, mas que muitas vezes cai no esquecimento da maioria das pessoas. A realidade é que mesmo quem pratica a coleta de lixo seletiva raramente presta atenção no trabalho de quem recolhe esses resíduos. De olho nestas pessoas e pensando em promover a reciclagem do plástico como oportunidade de mudanças positivas para a indústria, pessoas e meio ambiente, nasceu o projeto Ser + Realizador, que busca fomentar o serviço de separação e nova destinação dos materiais.

Criada pela Braskem em 2012, a ação apoia as cooperativas de reciclagem na estruturação dos seus espaços de trabalho, com obras, manutenções e aquisição de equipamentos para beneficiamento de materiais, colaborando com 46 cooperativas e associações em 23 municípios, de 11 Estados. Sete capitais estão incluídas: Belo Horizonte, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

De acordo com a empresa, em 2016, mais de 3.400 catadores foram beneficiados pelo programa, sendo que cerca de 23% conquistaram aumento de renda. Entre todas as participantes no projeto, 38% apresentaram renda média acima do salário mínimo, de R$ 880.

Ainda assim, boa parte da população já está conscientizada, e quantidade de material reaproveitado cresce a cada ano. Em 2016, cerca de 30,8 mil toneladas de resíduos foram recicladas dentro do programa – aumento de 19,8% em comparação com 2015. O resultado de 2016, por exemplo, foi 64 vezes maior ao registrado em 2013, sendo 477 toneladas.

Para quem não conhece o processo, após a reciclagem o plástico é comercializado pelas cooperativas e ganha forma em novos produtos no mercado, como garrafas de bebida e vassouras, entre outros. Mais de R$ 21 milhões já foram investidos pela empresa e parceiros desde 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;