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Segmento hoteleiro cresce 50% na região

Denis Maciel/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Atlantica e Accor investiram R$ 250 mi para
implantar cinco bandeiras e gerar 450 empregos


Gabriel Russini
Especial para o Diário

13/09/2017 | 07:28


O mercado hoteleiro do Grande ABC está ficando mais ‘farto’ de opções para quem pernoita nas sete cidades neste mês, com aumento em torno de 50% na oferta dos serviços. Isso porque a região ganhou, de uma só vez, cinco bandeiras de hotéis e 818 leitos. Dessa forma, o número de estabelecimentos de grande porte passa dos atuais 12 para 17, e o volume de quartos, de 1.696 para 2.518. Ao todo, os investimentos das marcas Accor e Atlantica em São Bernardo e Santo André somam R$ 250 milhões. E, com eles, serão gerados 450 postos.

No dia 4, a francesa AccorHotels inaugurou três torres no Centro de São Bernardo situadas exatamente em frente ao Shopping Metrópole: Ibis, Ibis Budget e Adagio ApartHotels. Ao todo, foram investidos R$ 100 milhões para erguer os hotéis que, juntos, contabilizam 464 apartamentos. No total, cerca de 300 empregos foram gerados, sendo 100 diretos e, os demais, indiretos.

Questionado a respeito da crise econômica que, apesar dos tímidos sinais de melhora, ainda persiste, o diretor de operações da AccorHotels, Franck Pruvost, acredita que os tempos ruins estão acabando. “Não investimos a curto prazo, isso (a crise) vai acabar uma hora e sinto que está chegando ao fim”, avalia.

Segundo Pruvost, o turismo industrial é uma grande atração de pessoas para a cidade e para a região. Tanto que a marca possui planos de expansão no Grande ABC, onde já contava com dois Mercure (Santo André e São Caetano) e um Ibis (Santo André). “Temos projeto para a abertura de um Ibis e um Ibis Budget em São Caetano para 2019”, afirma.

Na concepção do presidente da Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) Bruno Omori, a região ansiava por novidades. “O hotel serve como base tanto para a reunião de profissionais que já estão aqui quanto para aqueles que vierem de outras cidades. Acredito que o aumento no número de habitantes e o turismo industrial também tenham influenciado nisso.”

A norte-americana com sede em São Paulo Atlantica Hotels inaugura na sexta-feira duas torres em Santo André, ao lado do Atrium Shopping, no bairro Homero Thon. Para a viabilização dos 354 leitos do Hilton Garden Inn e do Go Inn foram investidos R$ 150 milhões. Na avaliação do diretor de operações da empresa, Guilherme Martini, a localização privilegiada foi um dos fatores cruciais para o investimento na cidade. “Estar próximo à Capital, ao Rodoanel, ao aeroporto e afins é um grande trunfo para o negócio”, avalia.

A estimativa de Martini é criar 150 postos com as novas unidades. Como o objetivo é contratar conforme a ocupação das torres for aumentando, ainda há vagas em aberto. Interessados podem enviar currículo para http://www.atlanticahotels.com.br/entre-em-contato/trabalhe-conosco.

A previsão inicial de abertura era em maio de 2015, mas problemas de atraso por parte da incorporadora, que em junho mudou de nome de Brookfield para Tegra, retardou a abertura. Com a alteração, o nome do complexo que une shopping, edifícios comerciais e residenciais aos hotéis passa a ser Century, em vez de Brookfield Century Plaza.

Em outubro de 2016, a marca abriu duas unidades em São Caetano (Confort e Quality). “Nosso objetivo é abrir unidade em São Bernardo no ano que vem. Ainda estamos em fase de estudo”, explica.

Para o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Roberto Moreira, a retomada do setor automotivo, ainda que tímida, e a necessidade de hotéis na região foram cruciais para a vinda das bandeiras. “Houve um tempo em que nós (região) não tínhamos esse tipo de hospedagem, o que (a vinda dos hotéis) é bom, porque criamos mais opções aos executivos que pernoitavam na Capital e atraímos gente diferente, eventos e receita para as cidades.”

Além das bandeiras já citadas, a região tem em Santo André as marcas Blue Tree Hotel e Plaza Mayor e, em São Bernardo, Saint Moritz, PalmLeaf, Pampas Palace, D.Felipe e Twin Towers.

Foto: Divulgação/ Accor Hotels


Novidades focam públicos diversos

Com o objetivo de atender perfis distintos nas cinco novas torres hoteleiras da região, os grupos Accor e Atlantica apostaram no lançamento conjunto e simultâneo de unidades.

O Ibis, que conta com 200 apartamentos, tem atendimento voltado a público mais abrangente, tanto para aqueles que só vão passar o fim de semana na região quanto para aos que pretendem marcar presença em eventos ou reuniões de negócio entre executivos. A diária custa em torno de R$ 150. Por outro lado, a torre Budget, a mais acessível da companhia, e que conta com 160 quartos, tem como conceito a estadia de pessoas que possuem poucos recursos e ficarão por pouco tempo, e cobra menos por isso, R$ 100.

O Adagio ApartHotels, por sua vez, possui 104 quartos e tem valor de R$ 209 na diária, foca público que precisa de mais tempo de estadia, por exemplo, alguém que se separou ou está com a casa em reforma. Segundo Franck Pruvost, diretor de operações da Accor, a rede lança mão de estratégia a fim de fidelizar moradores de São Bernardo. “Quem mora na cidade terá o direito de pagar quanto o quarto vale, até o fim do mês.”

Já a Atlantica Hotels possui foco voltado à classe executiva, à profissionais que estão na região para fazer negócios (o local está a uma rua de TP Industrial, TIM e Prysmian), tendo a diária dos 150 leitos do Hilton Garden Inn em torno de R$ 280 – em julho, houve mudança da bandeira, que seria Quality e, segundo a rede, se tratou de readequação de perfil. No Go Inn, categoria de entrada, são cobrados R$ 180 nas 204 unidades.
 



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