Setecidades Titulo Santo André
Rio Tamanduateí ganha ponto de descarte irregular

Em Sto.André, ação recorrente de carroceiros e moradores ocorre geralmente na parte da noite

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
13/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 “Ninguém vê, meu amigo.” A frase de munícipe que prefere não se identificar destaca a situação constante de descarte irregular de entulho e lixo feito às margens do Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados, no Jardim Alzira Franco, em Santo André. À beira da água, em cima da mata ciliar, há concentração de madeiras e até mesmo uma caixa-d’água descartada.

A preocupação da comunidade é que o entulho caia no rio, o que, além de poluir o corpo hídrico, poderia causar alagamentos em caso de temporais. A área registra circulação considerável de veículos, tendo em vista a importância da via, que liga o Grande ABC e a Capital, além de concentrar residências e comércios.

A ação irregular, segundo munícipes abordados pela equipe do Diário, é feita à noite. A comerciante Miriam de Sousa, 35 anos, acredita que o descarte é prejudicial. “Quando tem as enchentes, a gente fica com todo o transtorno. Se colocassem câmeras ajudaria bastante, porque as pessoas iriam ter medo”, considera.

Enquanto a comerciante Joice Maria de Souza, 52, separava e organizava as frutas que vende, o tom de voz aumentava junto à indignação. “A gente deixa aqui tudo limpinho, mas com o tempo vai juntar rato. Deveriam encostar o caminhão e levar isso daí”, afirma.

Em nota, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) destacou que instalou placas proibitivas na margem do rio, mas elas foram arrancadas. A autarquia afirmou que orienta a população do entorno, no entanto, o trabalho não tem surtido efeito. “Em março de 2016 foi realizada panfletagem naquela região sobre a coleta porta a porta”, observou. Já o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) destacou que “está oficiando a Prefeitura de Santo André para que providencie a remoção do material”.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;