Política Titulo Comunicados fictícios
São Caetano sofre com notícias falsas na internet

Auricchio reclama da oposição após três episódios envolvendo comunicados fictícios nas redes sociais

Por Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
12/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


O governo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), acusou a “oposição derrotada nas últimas eleições” de disseminar informações falsas sobre ações da administração. Desde à véspera do feriado da Independência, celebrado na quinta-feira, comunicados falsos atribuídos à administração tucana têm se espalhado na internet.

O primeiro caso surgiu no início do mês, quando o Palácio da Cerâmica tornou público o cancelamento do tradicional desfile cívico-militar alegando falta de recursos financeiros. Informativo que levava o brasão do Paço de São Caetano e que se expandiu na internet confirmava a realização do evento, com detalhes fictícios sobre interdição de vias.

A gestão contestou o comunicado falso nas redes sociais e reiterou oficialmente cancelamento da marcha.

Outro caso do chamado fake news envolveu falsa convocação de concurso público por parte do governo. Segundo a Prefeitura, uma página na internet foi criada para divulgar dados enganosos sobre quantidade de cargos abertos e prazos para inscrições. O material, que também levava o padrão de comunicação visual adotado pelo governo tucano, teria viralizado em aplicativos de mensagens instantâneas.

Uma terceira situação envolveu a propagação de calendário falso da Operação Cata-Treco, que visa o recolhimento de entulho descartado por moradores de todos os bairros da cidade. As informações foram replicadas, inclusive, no site de uma emissora de TV no Grande ABC.

Ao Diário, Auricchio criticou a propagação de notícias falsas. “Claramente se percebe que o objetivo é desgastar a administração a partir do tumulto que essas falsas informações podem gerar. Impossível não perceber que se trata de ações coordenadas, provavelmente originadas da oposição derrotada nas últimas eleições. Estamos providenciando a denúncia às autoridades competentes”, frisou o tucano.

A Prefeitura são-caetanense reforçou que os comunicados oficiais envolvendo ações da administração estão disponíveis somente no site da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br) e redes sociais oficiais do Paço. A administração pediu ainda “que a população procure a Prefeitura em caso de dúvida ou denúncia”.

“As redes sociais certamente têm função importante como espaço para o debate democrático e prestação de serviços à população. Mas ações como as que têm envolvido a Prefeitura são um autêntico desserviço aos moradores de São Caetano”, destacou Auricchio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;