Setecidades Titulo Centreville
Moradores do Centreville iniciam processo de compra de lotes para regularização

Bairro, que concentra cerca de 1.300 famílias, foi erguido de forma irregular há 35 anos

Por Bia Moço
Especial para o Diário
01/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Moradores do bairro Centreville, em Santo André, estão bem perto de ver chegar ao fim transtorno que já dura 35 anos. O processo de regularização fundiária das moradias, localizadas em área de 250 mil m² pertencente à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), terá início a partir do dia 15, quando a autarquia do governo estadual iniciará agendamento de reunião com as cerca de 1.300 famílias para a efetivação da compra dos imóveis e, com isso, a obtenção do direito de titularidade.

O processo é fruto de acordo firmado entre a Prefeitura de Santo André, a CDHU e a associação de moradores do bairro. As famílias não terão de arcar com o valor da edificação erguida, apenas com o custo do lote.

Os moradores receberão subsídio de acordo com a situação econômica de cada um. Quanto menor a renda familiar, maior será a subvenção, que pode chegar até a 85% do valor do lote. O montante poderá ser financiado em até 30 anos, com taxa de juros de 4% ao ano. Além disso, todos os impostos e taxas estarão inclusos no financiamento, bem como o seguro.

Para o secretário de Habitação do município, Fernando Marangoni, essa foi uma das maiores conquistas realizadas junto ao governo do Estado. “As propostas foram aprovadas por aclamação pela comunidade. Poderia dizer que foi um sucesso tremendo, além de ser um formato de negociação inédito no Estado. O que conquistamos, resumidamente, é que eles (moradores) pagassem o mínimo do mínimo possível legal. Dentro dos limites da legalidade, fizemos o melhor possível.”

“Vamos dar uma festa quando todos tiverem acertado os acordos. Essa data tem de ficar registrada. Vamos pagar um valor quase que simbólico e é o justo. As famílias não poderiam ser penalizadas por um problema que não era nosso”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Centreville, Tarcísio Calé.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;