Internacional Titulo Importação
EUA adiam imposição de penalidades contra a madeira do Canadá
29/08/2017 | 12:38
Compartilhar notícia


O governo dos Estados Unidos disse que irá demorar mais dois meses para liberar um documento que impõe penalidades sobre as importações de madeira canadense, citando negociações bilaterais contínuas sobre a disputa comercial. O anúncio foi feito na segunda-feira pelo secretário do Comércio americano, Wilbur Ross.

"Eu permaneço esperançoso de que possamos chegar a uma solução que satisfaça as preocupações de todas as partes", disse Ross, em uma declaração anunciando o adiamento. "Esse adiamento poderia fornecer o tempo necessário para abordar questões complexas e alcançar um acordo de suspensão equitativo e duradouro", acrescentou.

Ross disse que as penalidades que estavam programadas para entrar em vigor em 7 de setembro agora serão adiadas até 14 de novembro. Os EUA anunciaram em abril a imposição de taxas de até 20% sobre as importações de madeira canadense, que totalizou mais de US$ 5 bilhões no ano passado. Washington acusou Ottawa de subsidiar injustamente as exportações de um tipo de madeira, permitindo que a indústria canadense operasse injustamente contra os concorrentes americanos.

A concessão de Ross em um dos pontos principais das relações com o Canadá vem enquanto o governo de Donald Trump está nos estágios iniciais da renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) com o Canadá e o México. A disputa da madeira não é, diretamente, parte do Nafta, mas as tensões em torno da questão podem complicar as negociações mais amplas. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;