Cíntia Bortotto Titulo Carreira
O desenho de cargo
Cíntia Bortotto
28/08/2017 | 07:13
Compartilhar notícia


O desenho de cargo serve para delimitar as funções que determinada pessoa deve exercer dentro da empresa. Normalmente, ele estabelece as principais responsabilidades e o escopo da função, a responsabilidade financeira, as habilidades técnicas e as competências comportamentais que se espera daquele cargo.

Ele pode ser aplicado em empresas de portes diferentes, porque, em geral, os cargos guardam relação de uma empresa para a outra. A diferença é que, em empresas maiores, eles têm maior envergadura. Por exemplo, é comum você encontrar uma posição de ‘coordenação’ em uma empresa grande e, em uma empresa pequena, ela se chama ‘gerente’. Isso não quer dizer que o trabalho é diferente, mas sim que a envergadura do cargo numa empresa pequena pode ser maior.

Por isso, o tamanho da empresa, o volume de dinheiro e o número de empregados envolvidos nas atividades são variáveis que pesam na determinação do tamanho do cargo.

E como dever ser feito o desenho do cargo? Tudo começa pela organização da estrutura. Você divide as funções que existem na empresa, há modelos de mercado para isso, normalmente em áreas como de vendas, financeira, operações, RH (Recursos Humanos), marketing. Dentro destas macroáreas, vamos subdividindo o número de pessoas necessárias para fazer o trabalho. Geralmente, a cada cinco, seis ou sete pessoas, inserimos um nível de gestão.

A medida em que vamos indo para áreas maiores, vamos colocando os supervisores, coordenadores de área, gerentes, e assim por diante, incrementando e estruturando as áreas. Empresas maiores demandam vice-presidentes antes dos presidentes e algumas que são globais necessitam do presidente global.

Quando temos várias pessoas que fazem determinada função, vamos diferenciando as funções. As mais operacionais, como auxiliares, assistentes e operadores têm uma quantidade de responsabilidade menor e muita gente desempenhando as atividades. Quanto mais sofisticada fica a responsabilidade, mais habilidade técnica e conhecimento são necessários, criando-se aí os cargos de maior amplitude, como analistas e especialistas, que demandam inclusive maior formação.

Aí estabelecemos os objetivos, responsabilidades, escopo e resultados esperados do cargo, além do montante de dinheiro com que o cargo mexe, o tamanho da estrutura pela qual é responsável, qual a experiência necessária, comportamentos e habilidades e também outros detalhes específicos. Feito isso, publicamos e aí as pessoas que desejam ocupar aquele determinado cargo sabem o que precisam aprender ou desenvolver para ter a oportunidade de fazer aquilo um dia.

Todas estas são fontes importantes para determinar os cargos que estão nos jobgrades e os rendimentos das faixas salariais. Bom, espero que estas dicas ajudem gestores de diversos tipos de empresas a melhorar seu RH.

Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;