D+ Titulo Mostra especial
Homenagem ao legado dos videogames

Exposição com itens de diferentes gerações está na Capital

Por Luís Felipe Soares
27/08/2017 | 07:12
Compartilhar notícia
Dado Marietti/Divulgação


Nem só de gráfico de alta definição, roteiros complexos e muita interatividade viveram os videogames. Para se chegar até o atual momento da linguagem foram necessárias décadas de evolução, tanto na área tecnológica quanto no setor criativo. Diferentes gerações acompanharam o desenvolvimento de consoles, o nascimento de jogos, a popularidade de personagens e novos passos rumo ao que mais de moderno o setor apresentava ao longo do tempo. Uma viagem por esse universo é o que movimenta A Era dos Games, exposição internacional que chegou a São Paulo na segunda quinzena deste mês. A atração espalha seu acervo pelo Pavilhão da Bienal (Avenida Pedro Álvares Cabral. Tel.: 5576-7600), localizado na entrada do portão três do Parque do Ibirapuera. 

O objetivo é abrir as portas para que o público veja de perto elementos importantes que marcaram as mais de seis décadas dos jogos eletrônicos. Ao contrário de mostras mais tradicionais, o projeto mescla cenários contemplativos com espaços prontos para que a interação deixe tudo mais agitado, com destaque para o principal fator da mídia: a diversão. 

Inglaterra, França, Austrália, México e Estados Unidos são alguns dos 25 países que o acervo já visitou desde 2002, quando foi reunido. Desta forma, é a primeira vez que a exposição passa pelo Brasil, sendo que parte do material esteve no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), entre 2011 e 2012.

PASSANDO FASES

A jornada pelo pavilhão é dividida em 14 fases que exploram variados aspectos dentro do mundo dos games, sem contar sua importância nos meios educacionais e culturais. Há áreas destinadas a prestar homenagem a consoles históricos (casos dos primeiros Atari e do NES), recordar sua influência no cinema, falar dos gêneros dos mais de 150 títulos disponíveis e para discutir, hoje, o que pode vir no futuro.

A Era dos Games fica na agenda da Capital até 12 de novembro, de terça a domingo, das 11h às 20h. As visitas ocorrem em sessões agendadas – de 90 minutos – ao longo dos dias, com passeios às 11h, 12h30, 14h, 15h30, 17h e 18h30. Com preços entre R$ 20 (meia) e R$ 40, os ingressos estão à venda no local e por meio da internet. Mais informações sobre a exposição estão no site oficial do evento (www.aeradosgames.com.br). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;