Esportes Titulo Verba
Santo André recebe verba e cria vagas em escolinhas de esporte

Serão 1.000 lugares disponibilizados para
basquete feminino, caratê, natação e tênis de mesa

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
21/08/2017 | 07:26
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Santo André vai fortalecer quatro modalidades que já são tradicionais na cidade com a criação de vagas para a iniciação de atletas. O município vai receber nas próximas semanas aporte de R$ 540 mil do governo do Estado, que serão usados para ampliar a estrutura do basquete feminino, do caratê, da natação e do tênis de mesa, que utilizam as instalações do Complexo Poliesportivo Pedro Dell’Antonia para treinamento.

Segundo o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Gustavo Maiurino, o repasse será feito porque já existe a estrutura pronta em Santo André. “O governo de São Paulo tem programa chamado Centro de Formação de Atletas e o que estamos fazendo é uma transferência de recurso porque já existe, por parte de Santo André, um centro de formação de atletas. Vamos unir as forças. O Estado vai apoiar utilizando estrutura que já é vencedora, que tem histórias de sucesso pela via mais rápida e fácil, que é a transferência de recurso para o município”, explicou.

O dinheiro, necessariamente, tem de ser usado para a criação de vagas nas quatro modalidades contempladas, ou seja, será destinado á contratação de professores, uniformes, materiais esportivos etc. O secretário municipal de Esporte e Práticas Esportivas de Santo André, Marcelo Chehade, acredita que serão abertos pelo menos mais 1.000 lugares para os moradores do município.

“Agradecemos demais e ficamos extremamente felizes por receber este valor do governo do Estado. Investiremos todo o recurso em vagas na iniciação esportiva nas quatro modalidades. Hoje temos em torno de 300 jovens nos nossos centros de formação e com esse aporte acreditamos que conseguiremos ter pelo menos 1.300 lugares”, contabilizou Chehade.

A transferência do recurso depende apenas da assinatura do prefeito Paulo Serra (PSDB), o que deve acontecer nesta semana. A previsão é a de que em setembro sejam divulgadas as formas de inscrição para os interessados. Os centros de formação contemplam jovens de 10 a 16 anos com iniciação esportiva e, posteriormente, treinamento com foco em alto rendimento.

Para Chehade, neste momento o mais importante é atrair os moradores. “Como sou médico (obstetra) penso primeiro no ser humano, na formação de caráter e na saúde dos nossos jovens, que estão sedentários. Com essas vagas teremos pelo menos mais 1.000 crianças e adolescentes praticando esporte e longe das ruas, do que não presta. O primeiro objetivo é esse, depois, torcer para que o programa possa revelar algum grande talento que represente Santo André em Jogos Olímpicos”, projetou.

Nove empresas querem gerir Ibirapuera

O governo do Estado pretende passar o controle do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães , no Ibirapuera, em São Paulo, à iniciativa privada pelos próximos 30 anos. Após chamamento público que terminou na sexta-feira, nove empresas se inscreveram e agora estão aptas a apresentar, em 60 dias, sugestões para gestões técnica, econômica e de obras para o local.

“Nove grupos estão interessados em apresentar estudos técnicos para o complexo. Esse é o primeiro passo. Depois, haverá discussão com a sociedade sobre o que será feito ali e, então, a identificação pelo governo sobre o que é melhor para aquele local. Só depois disso abriremos licitação do negócio, que terá investimento de cerca de R$ 330 milhões em três anos”, explicou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Gustavo Maiurino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;