Setecidades Titulo Ranking
Ranking coloca a Saúde de S.Caetano entre as dez melhores

Consultoria destacou as 50 cidades com melhores
resultados na área; município ocupa a 3º posição

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
19/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Estudo realizado pela consultoria Urban Systems destacou as 50 cidades do País que mais têm inovado e apresentado resultado positivo na área da Saúde. Neste ranking, as estratégias inteligentes aplicadas no setor colocaram São Caetano na terceira colocação – em 2016, o município ocupava a décima posição. (veja ao lado as dez cidades mais bem colocadas).

Em escala de zero a 9 pontos , o município atingiu nota 3,806, perdendo apenas para Belo Horizonte (Minas Gerais), que ocupa a segunda posição (3,830), e Vitória (Espírito Santo, que ocupa a liderança (4,099). Outra cidade do Grande ABC a integrar o ranking é São Bernardo, que figura em 47º lugar (3,230).

“Fomos a primeira colocada no Estado, e estamos à frente de diversas cidades com arrecadação muito maior”, orgulha-se a secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) salientou que a avaliação é reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. “Eles (a consultoria) valorizam muito as estratégias implementadas do ponto de vista de resolutividade dos problemas da Saúde, exatamente o caminho que estamos seguindo”, pontua.

O chefe do Executivo destaca alguns pontos que podem ser atribuídos à análise satisfatória. “Ampliamos significativamente a assistência farmacêutica, e estamos conseguindo equilibrá-la. Até o ano passado, ela custava mais ou menos R$ 2,5 milhões por mês, com o nível de satisfação beirando ao péssimo. Diminuímos esse custo para algo em torno de R$ 1,5 milhão e estamos com índice de satisfação bom, regular para bom e, em alguns pontos, ótimo” relata. “A nossa central de agendamento tem conseguido dar conta, por meio de algumas ações de Saúde que fizemos, como os mutirões, e estamos conseguindo trazer a fila para dentro da normalidade. O tempo médio de espera por consultas está girando, praticamente, em torno de 15 dias. Obviamente que há consultas com três, quatro meses, que ainda vão passar por esses mutirões. As próximas especialidades contempladas com a ação serão cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia e endocrinologia”. fala.

A dona de casa Simone Carla Gomes Rafael, 48 anos, moradora do bairro Cerâmica, conta que não tem encontrado dificuldades para utilizar a rede. “Em consultas de rotina ou com especialistas nunca tive problemas. As consultas têm ficado com dez dias de espera e exames mais específicos com, no máximo, 45 dias.”

A professora Teresa Rachel Gonçalves, 31, do bairro São José, também comenta que tem sido bem atendida nos serviços. “No início do ano, tive um problema no seio e fui prontamente atendida na UBS (Unidade Básica de Saúde) pela enfermeira. A médica me atendeu com urgência no dia seguinte. Hoje em dia sou muito bem atendida pelos médicos”, explica.


Prefeitura faz apresentação de app completo para o setor

Como antecipado pelo Diário na edição de quarta-feira, a Prefeitura de São Caetano apresentou ontem, oficialmente, o aplicativo Portal Saúde 24h, cujo objetivo será o de facilitar o acesso de usuários a informações de unidades e profissionais que atuam na rede pública da cidade. A ferramenta deve ficar pronta em dezembro. “O app vai disponibilizar informação desde consulta, nome dos profissionais, horário de atendimento, medicamentos existentes na rede, quais estão em falta, onde encontrá-los, quais documentos precisa levar, calendário de vacinação e vai evoluir, em um próximo momento, para agendamento eletrônico”, explica a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

“São Caetano tem sistema de Saúde robusto, que funciona na medida em que tem o estímulo. Então, precisa fazer com que as pessoas conheçam esse sistema e saibam utilizá-lo. O portal é nesse sentido, de trazer de forma conectiva a informação para o usuário”, salientou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;