Setecidades Titulo Desafio de Redação
Diário apresenta tema para a 11ª edição de concurso literário

O Lixo Nosso de Cada Dia será assunto a ser abordado por alunos no Desafio de Redação

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
16/08/2017 | 23:26
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Foi dada a largada para a 11ª edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e que envolve alunos das redes pública e particular dos sete municípios do Grande ABC. Com objetivo de propor uma discussão ampla sobre a destinação correta de resíduos domésticos, aliada à preservação do planeta, estudantes da região abordarão neste ano o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

O anúncio do assunto proposto foi feito ontem, durante cerimônia de lançamento do concurso literário, realizada no campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). “Esta é uma edição mais do que especial, afinal, ela praticamente abre as comemorações dos 60 anos do Diário. O jornal fará seis décadas de atuação em 2018 e durante toda a história sempre fizemos questão de nos envolver com o debate da sociedade para apontar caminhos para problemas considerados importantes. E que maneira melhor de discutir e apontar caminhos do que o Desafio de Redação, que envolve tanta gente, mais de 1,2 milhão de textos em dez anos?”, destacou o diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini.

Assim como ocorreu nas outras edições, as redações, que começam a ser aplicadas no dia 21 deste mês, darão a oportunidade de os estudantes discorrerem sobre o tema em diversos gêneros literários. São esperados 100 mil alunos para a avaliação, que terá neste ano os critérios de correção semelhantes aos aplicados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para o professor doutor Leandro Prearo, pró-reitor da USCS, a iniciativa possibilitará, mais uma vez, que estudantes se envolvam em uma discussão regional. “O Desafio de Redação é uma oportunidade para os jovens serem formadores de opinião, sempre visando melhorar o dia a dia do bairro e da cidade, e quem sabe não iniciar um debate entre gestores?”

Representando a Prefeitura de São Caetano na cerimônia, o secretário de Esportes e vice-prefeito do município, Beto Vidoski (PSDB), ressaltou a importância da discussão do tema proposto entre os estudantes da região. “Abrir o discurso do lixo para nossas crianças e jovens, fazendo com que eles se envolvam em um tema tão importante, leva essa discussão não somente para dentro da escola, mas também para dentro dos lares.”

A bióloga especialista em recursos hídricos e professora da USCS Marta Ângela Marcondes, que durante a cerimônia de abertura promoveu palestra sobre o tema proposto pelo Desafio de Redação, aproveitou a oportunidade para falar sobre as inúmeras possibilidades que alunos terão para discorrer sobre o tema. “A Represa Billings é um belo exemplo, justamente pela quantidade de lixo que há nela.”

Desafio terá mudanças na avaliação

Diferentemente dos anos anteriores, a 11ª edição do Desafio de Redação terá mudanças na escolha do gênero literário dos textos. Segundo o professor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e também integrante da organização do evento Ricardo Carvalho de Almeida, neste ano estudantes do Ensino Médio somente poderão conduzir seus conteúdos por meio de texto dissertativo-argumentativo.

“Este é o gênero utilizado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), assim, possibilitamos a esses jovens que tenham contato com este processo de organizar o pensamento para a construção do seu texto e já o próprio desafio seja uma ferramente que contribua para a preparação de estudantes da região para o Enem”, destaca.

Discentes do Ensino Fundamental, por sua vez, seguirão os critérios utilizados nos anos anteriores, nos quais o gênero é livre. Vale prosa, poesia, conto.

Outra mudança para esta edição diz respeito à criação de um questionário que virá juntamente com a redação. Nele, estudantes terão de responder a perguntas que, futuramente, servirão de base para instituições de ensino e prefeituras terem perfis de crianças e de jovens estudantes da região.

Organizado pelo Diário, com correalização da USCS, patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado e Braskem, além da rede de academias Smart Fit, o Desafio de Redação será realizado entre os dias 21 de agosto e 29 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;