Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Ação social agrada a todos os públicos em São Caetano

Diário do Grande ABC nos Bairros levou atividades para todas as faixas etárias, no sábado

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
15/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Crianças, jovens e idosos. Todos foram contemplados com série de atividades oferecidas gratuitamente, no sábado, na EE Laura Lopes, no bairro Prosperidade, em São Caetano, na terceira ação social de 2017 do Diário do Grande ABC nos Bairros. Das 9h às 15h. 1.358 atendimentos foram realizados.

“Essa iniciativa do Diário é muito importante, pois traz a comunidade para dentro da escola, o que é uma parceria muito importante, pois a vinda das famílias faz com que elas tenham a oportunidade de conhecer também o nosso trabalho”, destacou a diretora da instituição de ensino, Marcia Cristina Lacalle Piotto. Esta foi a quinta vez em que a escola recebeu a ação.

O vice-diretor Pedro Roberto Pavani salientou ter ficado emocionado ao ver tantas pessoas atendidas pelo projeto. “É de encher os olhos a participação do público, os estandes cheios, prestando serviços de Saúde, de beleza, além das apresentações educativas para as crianças, como o teatro de fantoches da GCM (Guarda Civil Municipal), que foi nota 10, e da AES Eletropaulo, que trouxe informações bem objetivas sobre energia”, pontuou.

Ao levar os filhos para desfrutarem das atividades voltadas ao público infantojuvenil, os adultos aproveitavam para colocar a Saúde em dia. Entre as ofertas de serviços estavam aferição de pressão arterial e teste de glicemia, disponibilizados pelo Colégio Renil, e a avaliação odontológica, promovida pela Dental Plus. Ao todo, 193 pessoas foram beneficiadas.

A criançada se esbaldou de brincar no pula-pula e na cama elástica. Gabriela de Freitas Dominguez, 7 anos, foi uma das 649 crianças que se divertiram. “Já fui um monte de vezes nos brinquedos. Adorei.”

 

Corte de cabelo e limpeza de pele foram concorridos

O sábado foi dia de cuidar do visual. O público participante do Diário do Grande ABC nos Bairros teve à disposição corte de cabelo – feito por profissionais da Associação de Cabeleireiros do ABC–, além de higienização de pele, oferecida pela Nemawashi Cosméticos. “Esses serviços ficaram lotados o tempo todo”, observou o vice-diretor da EE Laura Lopes, Pedro Roberto Pavani.

A dona de casa Maria da Conceição Martins, 39 anos, foi até o local acompanhar a irmã do cunhado na atividade de orientações profissionais, dada pela Agência Escola, e aproveitou para levar o sobrinho Matheus, 6 anos, para cortar o cabelo. A oferta de limpeza de pele chamou a atenção dela. “Nem todas as pessoas têm condições de pagar por um serviço como esse. Achei ótimo poder encontrar aqui, tudo gratuitamente”, falou.

 

Testes de Saúde alertam participantes

Além de cuidados relacionados à beleza, quem participou da edição do <CF51>Diário do Grande ABC nos Bairros, em São Caetano, também pôde cuidar da Saúde. Ao longo do dia, equipe de enfermagem do Colégio Renil realizou aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Neste último, é feita a retirada de sangue, em jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar possível diabetes.

A aposentada Irene Domingues, 86 anos, mediu a pressão, que estava dentro dos padrões, mas, ao passar pelo segundo serviço oferecido, recebeu alerta. “Tinha certeza que não tinha diabetes, mas foi constatado que estou com um pouco, falaram que está no começo”, contou.

A verificação é feita nos índices normal (inferior a 110 mg/dl); pré-diabetes (entre 110 a 125 mg/dl e diabetes (126 mg/dl ou mais em pelo menos dois exames).

Orientações sobre hábitos saudáveis para controlar a situação foram passadas à aposentada. “Ensinaram-me o que tenho de comer. Aprendi bastante coisa”, disse Irene. “Adorei todos os serviços oferecidos, cheguei cedo, já são 13h30 e nem almocei ainda, pois quero aproveitar tudo”, completou, enquanto passava por sessão de higienização de pele.

No total, 174 pessoas foram atendidas na área da Saúde. Destas, ao menos quatro, submetidas ao teste de glicemia, apresentaram alguma alteração nos resultados, segundo as profissionais responsáveis pelo atendimento. Em alguns casos, a equipe explicou que a situação poderia ser decorrente do não jejum (o ideal é ser feito entre oito horas e dez horas de jejum). Todos que passaram pelo exame foram informados sobre a questão.

Thais Ribeiro de Sousa, 14 anos, é aluna da EE Laura Lopes e avisou aos pais sobre a ação social. Toda a família compareceu, e os primeiros serviços pelos quais procuraram foram os de Saúde. Ao passar pela coleta de sangue para o teste de glicemia, a mãe da jovem, Simone Marlucia Ribeiro, 34, fez careta com a picada da agulha. Mas o alívio veio em seguida, após resultado satisfatório. “Está tudo ótimo com a gente”, comemorou Simone.

Thaís ressaltou a importância do projeto para a comunidade. “Achei muito bom ter tantas atividades. E o melhor, tudo gratuito”, pontuou.

Fabrícia Gonçalves da Silva, 30, mora no Ipiranga e trabalha em um escritório no bairro Prosperidade, em São Caetano. O filho de 12 anos estuda na escola e, ao saber da ação social, que englobava serviços de Saúde, de beleza e diversão para as crianças, não hesitou em ir com ele e a outra filha, 6 anos. “Eles se divertem e a gente aproveita também.”

 

Informação
Além de bastante opção para nos divertirmos, a gente aprende diversas coisas nessa ação social. Assisti a uma palestra da AES Eletropaulo e aprendi muita coisa interessante sobre energia elétrica, como, por exemplo, a respeito de curto-circuitos, além de dicas de como economizar. Achei ótimo.
David Vieira Pedrosa, estudante

 

Variedade
Achei excelente tantas opções de atividades gratuitamente. Tem brinquedos às crianças, limpeza de pele aos adultos, serviços de Saúde, enfim, atividades para toda a família. Uma das coisas que mais gostei foi a apresentação da GCM (Guarda Civil Municipal) com os cães. Nunca tinha visto.Irene Dominguez, aposentada

 

Orientação
Participei da palestra da Agência Escola sobre questões profissionais, onde pude ter diversas dicas sobre como conseguir emprego. Estou procurando uma oportunidade e foi muito motivador.
Lucas da Silva, ajudante geral

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;