Economia Titulo R$ 3,805 bilhões
BNDES já pagou limite de 60% do lucro de 2016 em dividendos ao Tesouro
14/08/2017 | 16:17
Compartilhar notícia


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já pagou o limite máximo de 60% do seu lucro líquido de 2016, o que equivale a R$ 3,805 bilhões, em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) para a União, afirmou nesta segunda-feira a superintendente da Área de Controladoria da instituição de fomento, Vânia Borgerth.

A executiva lembrou que a política de dividendos do banco, que estabeleceu o limite de 60%, foi aprovada em dezembro passado. "Este ano já cumprimos o estabelecido na nossa política", disse Vânia, em teleconferência para comentar os resultados do BNDES no primeiro semestre.

Segundo a superintendente, embora esteja prevista no estatuto do banco a antecipação de dividendos de um exercício ainda em curso, não houve qualquer pedido por parte do Tesouro Nacional para pagamentos referentes a este ano. Se houvesse antecipações do lucro de 2017, elas teriam que ser pagas na modalidade de JCP, disse Vânia.

"Até o momento não houve qualquer tipo de pedido do Tesouro Nacional", disse Vânia.

Nas gestões do BNDES sob os governos do PT, o pagamento de dividendos do banco de fomento, inclusive antecipações do exercício em curso, foram uma fonte relevante de receita para efeito de cálculo do resultado primário do setor público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;