Política Titulo Com queda na arrecadação
Maranhão estuda desconto de 15% a quem quitar à vista IPTU
Por Felipe Siqueira
Especial para o Diário
10/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), afirmou que pretende, até outubro, enviar projeto de lei à Câmara com intuito de beneficiar o bom pagador de impostos da cidade.

De acordo com o chefe do Paço, quem quitar à vista o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), referente ao ano de 2018, até a data de vencimento da cota única, terá desconto de 15%. “Quero fazer política do bom pagador.”

Segundo ele, a intenção é que, depois de a proposta ser aprovada na Casa, antecipar o carnê para dezembro, para que, desta forma, possibilite o uso do 13º salário para efetuar o pagamento. O ato também permite ao governo aumentar as receitas até o fim do ano. Maranhão já alegou que há queda considerável no volume de arrecadação municipal.

“Não estou condenando quem não paga em dia, mas (o projeto de desconto no IPTU) é um incentivo para quem é bom pagador”, disse.

Maranhão está confiante em relação ao crivo da Câmara de Rio Grande. “É um projeto maravilhoso, quem vai querer ir contra um benefício para a população? É um projeto bom para caramba.”

Nas contas do prefeito, a arrecadação atual com IPTU representa somente 3,8% de toda receita da cidade. A maior parte do dinheiro que ingressa nos cofres públicos vem de transferências federais. A União, também em crise, tem segurado o auxílio aos municípios.

Maranhão também apontou que há alto índice de inadimplência na cidade com relação ao IPTU – são 40% da população que não quitaram o carnê do tributo neste ano.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra estima trabalhar com Orçamento 33% menor do que a estimativa original de arrecadação. A peça orçamentária estava projetada para R$ 60 milhões, mas o governo tucano acredita que alcançará somente R$ 45 milhões em receita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;