Obituário Titulo Obituário
Obituário - 08 de agosto de 2017
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/08/2017 | 11:41
Compartilhar notícia
Orlando Filho/Banco de Dados


 
EUNICE PEREIRA SANCHES
(Recife, PE, 15-12-1919 - São Bernardo, 29-7-2017)

A dor de perder uma filha de 15 anos. O enigma de ser consolada por uma senhora desconhecida, vestida de azul, na hora do sepultamento. A emoção crescente ao ser procurada por pessoas que atribuíam a cura dos seus males à menina Vanilda.

Santo André, 1958. Desde então, quando Vanilda se foi, Dona Eunice dedicou a vida a contar os milagres da filha bailarina e cantora que partiu tão cedo. No cemitério da Saudade, em Vila Assunção, acumulam-se no túmulo de Vanilda testemunhos escritos das graças alcançadas por conhecidos e desconhecidos. E aquela senhora que consolou Dona Eunice, quem seria? Só podia ser Nossa Senhora.

Estas histórias vêm sendo narradas há quase 60 anos. Anotadas por jornalistas de várias gerações e publicadas no Diário. Santa, a menina Vanilda Sanches Beber, é uma santa. Os agradecimentos em seu túmulo são uma prova.
“Ela é uma das santas populares da região, mas sua família e seus adoradores atuam para que seja a primeira do Grande ABC a ser canonizada”, publicou a jornalista Yara Ferraz (Diário, 9-11-2014).

Dona Eunice não assistiu ao reconhecimento oficial da Igreja sobre a santidade da filha. Viúva de Antonio Sanches, ela partiu aos 97 anos. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Era pensionista. Está sepultada no túmulo da família, na Vila Assunção, junto à filha.

Crédito da foto 1 – Orlando Filho/Banco de Dados (7-11-2014)

REENCONTRO. Dona Eunice com o retrato da filha-santa: o sepultamento no túmulo de Vanilda


Santo André

Saizo Uehara, 96. Natural do Japão. Residia na Vila Carrão, em São Paulo (SP). Dia 3, em São Paulo (SP). Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Neyde Rossi Mazur, 80. Natural de Dobrada (SP). Residia em Pouso Alegre (MG), onde faleceu. Dia 1º de agosto. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Tereza Ana de Jesus, 78. Natural de Ipuiuna (MG). Residia no Condomínio Maracanã, em Santo André. Dia 5. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Pedro Renato Zanellato, 67. Natural de Santo André. Residia no bairro Santa Maria, em Santo André. Dia 5. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Carlos Augusto de moura, 65. Natural de Santo André. Residia no bairro Gonzaga, em Santos (SP). Dia 6. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Diadema

José Anastácio Bueno, 82. Natural de Diadema. Dia 6. Vale da Paz.

Bráulio Cunha Laurentino, 81. Natural de Laurentino (SC). Dia 6. Cemitério Municipal.

Marcelino Ribeiro do Nascimento, 78. Natural de Monte Santo (BA). Dia 5. Vale da Paz.

José Fernandes de Lima, 77. Natural de Solonópole (CE). Dia 5. Cemitério Municipal.

Paulo Barbosa da Silva, 73. Natural de São Paulo (SP). Dia 7. Cemitério Municipal.

Maria Aparecida Bareto, 70. Natural de Juréia (MG). Dia 7. Cemitério de Monte Belo (MG).

Sebastiana Pereira da Rosa, 69. Natural de Cambuí (MG). Dia 5. Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais (PR).

Maria da Consolação Pinto, 63. Natural de Campo do Meio (MG). Dia 6. Cemitério Municipal.

Maria Noeme Fonseca, 42. Natural de Rubelita (MG). Dia 5. Vale da Paz.

Mauá

Luzia Fernandes de Araujo, 88. Natural do bairro de Moema, em São Paulo (SP). Residia no Jardim Itapeva, em Mauá. Dia 6. Cemitério Santa Lídia.

Maria de Lourdes Barros, 87. Natural de Serra Talhada (PE). Residia no Jardim Itapark, em Mauá. Dia 3. Vale dos Pinheirais.

Damiana Cilira de Moura, 76. Natural de Panelas (PE). Residia no Jardim Miranda D’Aviz, em Mauá. Dia 1º de agosto. Vale dos Pinheirais.

José Tomaz dos Santos, 75. Natural de São Pedro do Piauí (PI). Residia no Jardim Itapark, em Mauá. Dia 6. Cemitério Santa Lídia.

Maria das Dores Duriquetto Domingues, 68. Natural de Ubá (MG). Residia na Vila Assis Brasil, em Mauá. Dia 3. Vale dos Pinheirais.

Marlene Berto, 66. Natural de São Paulo (SP). Residia no Jardim Guapituba, em Mauá. Dia 7. Cemitério Santa Lídia.

Walter Correia, 62. Natural de Rancharia (SP). Residia na Vila Emílio, em Mauá. Dia 6. Cemitério Santa Lídia.

Silvana Ferreira, 46. Natural de São Caetano. Residia na Vila Tavares, em Mauá. Dia 6. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

João Mendonça Coelho, 84. Natural de Andradas (MG). Residia no bairro Colônia, em Ribeirão Pires. Dia 2. Vale dos Pinheirais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;