Internacional Titulo Após repressão
UE diz que ajuda à Turquia deve sofrer corte após repressão a opositores
Por
07/08/2017 | 14:54
Compartilhar notícia


O comissário da União Europeia para o Orçamento, Guenther Oettinger, afirmou esperar que a Turquia sofra a suspensão de uma ajuda de bilhões de euros por causa da repressão do governo local a opositores. Oettinger disse ao jornal alemão Bild, em declarações publicadas nesta segunda-feira, que um fundo de 4,3 bilhões de euros (US$ 5,1 bilhões) tinha como objetivo "levar a Turquia mais perto da Europa".

A ajuda incluía o treinamento de juízes e promotores e deveria continuar até 2020. "Em vista dos acontecimentos políticos na Turquia, não posso imaginar que tais projetos continuem a ser financiados", comentou Oettinger.

A Turquia demitiu milhares de juízes e promotores suspeitos de ligações com o clérigo muçulmano Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos. Gulen é acusado pelo governo local de orquestrar uma tentativa de golpe militar no último ano, o que o religioso nega.

No total, cerca de 50 mil pessoas foram presas na repressão turca após a tentativa de golpe. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;